Ararinha-azul será tema de livro infantil escrito por ambientalista da AMMA

1
Foto Ascom

Em outubro próximo será lançado o livro “Tita e o Mistério do Velho Chico”. Trata-se de uma história infantil escrita pelo ambientalista Victor Flores (foto), da AMMA de Petrolina,  que conta as aventuras da filha de um caçador enfeitiçada e transformada em uma linda e rara ararinha-azul que vive aventuras incríveis pela região do Velho Chico. 

O projeto tem como objetivo promover a leitura entre crianças das escolas públicas do Vale do São Francisco, incentivar a preservação do meio ambiente e promover o conhecimento sobre a região.  “O livro vai ser disponibilizado gratuitamente para crianças e adolescentes das escolas públicas da nossa região e vai contar também com audiobook para o público com deficiência visual e um álbum com músicas e clipes interativos”, explica Victor. O livro foi aprovado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet e fomentado pela multinacional Bayer.

A temática do projeto também é bastante atual, tendo em vista que a ararinha azul é considerada um animal em extinção. “Infelizmente, a caça, principalmente de pássaros, é muito presente em nossa região. A ararinha-azul, que é uma espécie nativa da nossa caatinga, não é vista em seu habitat desde o ano 2000. É um animal considerado extinto na natureza.” Mas Victor Flores complementa com uma boa notícia. “Em março, 50 ararinhas vão ser repatriadas aqui na região em uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a ONG alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP). Por isso precisamos educar as novas gerações para que a história não se repita”

O projeto também conta com a parceria de artistas locais, como o desenhista Iehoshuá Iahueh e a banda da qual Victor é baterista, a Sanitário Sexy, que está criando um álbum musical. A história também terá espaço na internet, com o lançamento das redes sociais e um site que contarão com conteúdo educativo exclusivo e de graça.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome