Aprovada retirada de vegetação para transposição

por Carlos Britto // 16 de abril de 2009 às 08:11

As Comissões de Finanças e de Administração Pública aprovaram ontem (14) a retirada de vegetação para dar seguimento às obras da Transposição do Rio São Francisco.

O projeto de autoria do Executivo prevê a remoção de mais de 516 hectares de caatinga em áreas distintas do Sertão pernambucano – no caso, Cabrobó, Salgueiro e Floresta.

Segundo informou o presidente da Comissão de Finanças, Geraldo Coelho (PTB), a retirada da vegetação está de acordo com as normas ambientais, noticiou a Agência Nordeste.

Como o próprio nome sugere, a transposição visa transportar água do Velho Chico para regiões de pequenos rios do Nordeste. Durante o período de estiagem esses locais acumulam um considerável déficit hídrico.

O projeto – orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões – é tocado com afinco pelo Governo Lula, mas há resistência por parte daqueles que consideram a iniciativa perigosa. Uma das preocupações é de que essa transposição venha a alterar drasticamente o ecossistema do Rio.

Fonte: Blog do Magno

Aprovada retirada de vegetação para transposição

  1. Opara disse:

    A população de Petrolina deve ficar de olho em Geraldo Coelho…pois ele é um dos favoráveis a transposição do rio São Francisco. Em 2010, vamos extirpar esses traídores da política de Petrolina. Na lista também se inclui Gonzaga Patriota e Isabel Cristina.

  2. Feeling disse:

    O mesmo se aplica a Juazeiro relacionado a Gedel! AFF…Sinceramente eu, por mim deixaria esse povo sem água mesmo, não é egoísmo, acontece que essa obra irá prejudicar meu Rio e Juazeiro/Petrolina, é aquela história: Farinha pouca, meu pirão primeiro, no caso: água pouca… minha sede primeiro! Sem contar que isso não adiantará, só irá piorar a situação! A indústria da seca é uma potencia política… se essas pessoas elegessem políticos preocupados em resolver a questão com seriedade aí tudo bem, até porque existem outros meio menos arriscados de solucionar a Seca do Nordeste!

  3. O melhor de tudo nessa tragédia grega é poder ver o espetáculo de camarote.

  4. PETROLINA NÃO PODE ESPERAR! disse:

    Sr. Feeling
    Imagine se o POVO lá onde nasce o RIO SÃO FRANCISCO tivesse esse mesmo pensamento seu? Imagine em! Como ficaríamos nós aqui! Ou seja, não ficaríamos porque Petrolina e Juazeiro certamente não existiram, pois o Rio São Francisco não chegaria até nós. COM ÁGUA PARA BEBER em abundância, SECA nos OLHOS dos outros é refresco senhor Feeling.

  5. Feeling disse:

    Ah por favor num me chama de Sr. só tenho 17 anos, hehe… mas acontece meu caro pseudonimo que esse é o percurso natural do Rio. O que estão fazendo é alterar a hidrografia e isso eu não concordo. Como já disse anteriormente: existem outros meios, por isso que relacionado a transposição eu sou radicalmente contra!!! Esse é meu modo de pensar e o Sr. ache bom ou ruim ou até mesmo egoísta… isso não vai mudar. Ok?

    E só mais um detalhe: seja mais observador nesse acontecimento, o que está nas entrelinhas: essa água pouco vai beneficiar essas pessoas, ela será para uso da irrigação inclusive de grandes propriedades privadas, quem tem uma certa malícia concorda comigo.É por isso que não tenho pena desse povo que se julgam coitados, eles mesmos podem muito bem acabar com esse fardo escolhendo políticos certos. Quando começar a faltar água aqui e lá ae sim o Sr. verá sobre o que estou me referindo!
    Abraço.

  6. eu disse:

    Sr. Petrolina…, vc sabia que o estado do Ceará possui 50% das águas (doce) superficiais do nordeste…, ou seja metede te toda água doce de toda a regiao nordeste, esta no maior “beneficiado! pela transposição! isso é uma loucura, vai acontecer o mesmo que aconteceu na Ásia (mais precisamente no Ex URSS) com o Mar de Aral, leia e se informe!

  7. Feeling disse:

    Bem lembrado amigo “eu”
    Vale salientar que nenhuma transposição no mundo deu certo!

  8. Flor disse:

    Com execeção do que disse a criatura com o pseudônimo PETROLINA, eu acho que as colocações acima são bastante pertinentes.
    É importante lembrar que esse desmatamento é apenas um fato isolado, existem outros grandes impactos ambientais negativos acontecendo a todo momento ao longo de todo o Rio e aqui na cidade.
    Essa é somente a ponta do iceberg, pois se vai haver o desmatamento, a transposição é porque tudo está dentro da legalidade, sendo assim, é preciso que o POVO se conscientize do seu papel e saiba eleger seus representantes, assim como, cobrar dos que se elegeram formas de regulamentação que sejam condizentes com a vontade e necessidade da sociedade.

    A sustentabilidade do Rio São Francisco, de Petrolina,/Juazeiro e de toda a sociedade do Vale estará comprometida enquanto NÓS estivermos preocupados com picuinhas entre vitoriosos e derrotados.

    Vamos abrir a cabeça gente!!! A cidade já atravessa um processo de desertificação, já temos problemas com abastecimento de água, alagamentos, ilhas de calor, fuligem de cana-de-açucar entrando em nossas casas e em nossos pulmões, lixo seco e molhado por todos os lados, miséria…

    Está na hora de fazer alguma coisa… e PARAR de reclamar!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *