Apresentações gratuitas marcarão encerramento de formação teatral da Cia Biruta

por Carlos Britto // 20 de novembro de 2022 às 21:35

Foto: Fernando Pereira/divulgação

O CEU das Águas, em Petrolina, vai receber nos próximos dias 26 e 27 de novembro, as apresentações de culminância do Núcleo Biruta de Teatro (NBT). O projeto de formação teatral, mantido pela Cia Biruta de Teatro, tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura. Os espetáculos gratuitos começam às 19h e contarão com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O serviço pode ser conferido no link disponibilizado pelo Blog.

Em cada dia de evento, o público vai poder conferir seis cenas diferentes, construídas pelos jovens atores ao longo de sete meses de curso. “Os artistas que participaram do curso irão apresentar suas produções à comunidade do entorno do CEU das Águas, local onde ocorreram os encontros. São cenas curtas, de temática livre, com abordagem de questões subjetivas e sociais trazidas pelos participantes, mas é, sobretudo, um momento de troca e de partilha, que possibilita tanto a vivência de palco e a experimentação cênica, quanto a disseminação e descentralização do fazer teatral em Petrolina”, explica Cristiane Crispim, uma das responsáveis pela iniciativa.

Durante os encontros, os alunos tiveram contato com os elementos e técnicas teatrais que fazem parte da vivência da Cia Biruta. “Apresentamos aos participantes exercícios e treinamentos para o ator/atriz, os princípios da antropologia teatral, a partir de matrizes gestuais de culturas populares do médio São Francisco, exercícios de modulação da energia do ator/atriz, a partir de elementos da natureza, e jogos de improvisação para criação de dramaturgias do corpo e de cenas“, revela o diretor teatral, Antônio Veronaldo.

Uma das alunas do curso, Amanda Karoline relata a sua experiência no NBT. “Sempre quis fazer teatro. Quando entrei pensei que as aulas eram somente para decorar e falar texto, mas descobri que o teatro é muito mais que isso. A cada encontro me surpreendo mais e faço descobertas“, conta a atriz, enquanto fala, também, sobre a sua expectativa para a mostra. “Nesse momento sinto um misto de sensações. Mistura de medo e ansiedade, ao mesmo tempo em que chega a tristeza de concluir o curso. É uma experiência única, que todos deveriam vivenciar“.

As aulas foram ministradas por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Letícia Rodrigues, todos integrantes do Cia Biruta de Teatro.

Núcleo Biruta de Teatro

Executado há mais de sete anos pela Cia Biruta, o projeto vem facilitando o acesso e o contato mais próximo da periferia com o trabalho artístico teatral. Ao longo dessa trajetória foi possível montar espetáculos como ‘A Insurreição do Amor’ (2015), ‘Ponto Poético’ (2016), o premiado ‘Processo Medusa’ (2017), ‘Corpo Fechado’ (2019) e ‘Registro da Humanidade’ (2021). Este último, um experimento cênico digital criado a partir das provocações e reflexões trazidas pelos integrantes do Núcleo durante o processo de estudos e investigação poética que foi realizado de modo virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.