Apresentações de teatro marcam Mês da Consciência Negra em unidades de ensino de Curaçá

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2015 às 21:34

peça teatro curaçá

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Departamento Municipal de Cultura do município de Curaçá, no norte da Bahia, e o Grupo de Capoeira ‘Redimidos’ estão apresentando em escolas municipais a peça ‘Zumbi – Rei de Palmares’. A primeira unidade escolar contemplada foi a Caminhos do Aprendiz, na terça-feira (10), reunindo dezenas de estudantes.

peça teatro curaçá 2A encenação tem adaptação e direção de Sérgio Ramos (diretor municipal de Cultura) e co-direção de Jane Oliveira, sendo um misto de teatro e capoeira. “Zumbi foi um importante líder quilombola que representa muito para as questões raciais no Brasil, e na peça nós fazemos também um paralelo com o surgimento da capoeira, a qual tem raízes africanas. Há ainda a encenação da disputa entre Zumbi e o rei Ganga Zumba pelo Quilombo de Palmares”, ressaltou Sérgio. “Já tem um ano que estamos apresentando essa peça, a qual passou por algumas modificações. Só temos que agradecer a Deus, pois tem feito bastante sucesso”, acrescenta.

O elenco é composto por 23 atores, a maioria do ‘Grupo Redimidos’, coordenado por Adeilson Santos. Ainda de acordo com Sérgio, outras apresentações já estão previstas para as seguintes datas: dia 13 (Núcleo das Agrovilas do Perímetro Irrigado de Pedra Branca); dia 19 (Vermelhos em Lagoa Grande-PE, no Sertão do São Francisco); dia 20 (Colégio Ivo Braga – sede de Curaçá); e dia 21(Comunidade de Nova Jatobá, zona rural de Curaçá). (fotos/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários