Aprendiz de Maquiavel

por Carlos Britto // 31 de dezembro de 2010 às 09:19

Considerado nos bastidores o principal articulador do que o Grupo dos Oito chamou de “manobra” para impedir a eleição da vereadora Maria Elena (PSB) como nova presidente da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim, Alvorlande Cruz (PTC) encheria de orgulho o italiano Nicolau Maquiavel, se estivesse vivo.

O autor de O Príncipe, uma das obras literárias mais conhecidas no mundo e que acabou se transformando numa espécie de manual da política, até hoje é mal interpretado por sua célebre frase: “Os fins justificam os meios”.

Pelo menos este parece ser o sentimento de Alvorlande em relação a toda a celeuma que se formou em torno da eleição da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim. Autor do pedido de liminar que suspendeu a eleição no último dia 23, o vereador justifica estar sendo mal interpretado. E evoca a Lei Orgânica do município para reiterar sua tese.

Alvorlande lembra que os trabalhos legislativos, pela Lei Orgânica, vão até o dia 31 de dezembro na Casa e que a eleição, pelo artigo 27 do mesmo documento, deve acontecer na primeira sessão ordinária do semestre – ou seja, somente em fevereiro de 2011.

Ibamar Fernandes (PRTB), candidato a presidente da Mesa Diretora apoiado por Alvorlande, já tinha declarado ao Blog que ainda não perdeu a esperança de cooptar Major Enfermeiro (PTC), do mesmo partido de Alvorlande, mas aliado de Maria Elena (PSB). Com isso, o Grupo dos Seis viraria sete, Ibamar deixaria de ser candidato e outro integrante do grupo, Dedé da Simpatia (PSDB), seria eleito o presidente por ser o mais velho da Casa, como manda o Regimento Interno. Major, no entanto, está decidido a ficar onde está.

Independente das “costuras”, Alvorlande até provoca. Lembra ser um contra-senso de uma deputada federal (não citou o nome, mas deixa a entender ser Isabel Cristina), que critica a interferência do Judiciário no Poder Legislativo de Petrolina para se fazer cumprir a Lei Orgânica, mas não faz o mesmo quando a justiça determina que o mandato é do partido, não da coligação. E deixa indiretas aos colegas do Grupo dos Oito, que realizaram uma eleição – a do dia 15 de dezembro – transgredindo a lei. “É só estudar”, argumenta. Palavras do maquiavélico Alvorlande.

Por Antonio Carlos Miranda

Aprendiz de Maquiavel

  1. Norma disse:

    Alvorlande chamou foi uma pessoa da vereadora Maria Elena, querendo fazer uma proposta que a vereadora excluísse dois do seu grupo e trouxesse ele e outro para chapa da vereadora. Como não obteve sucesso, fica articulado situação para derrubar o grupo dois oito. Grupo dois oito, coloquem essa corja pra fora!!! Mostrem a população quem eles são!!! Articulem a cassação dos mesmos. Petrolina está abandonada… Esse prefeito e certos vereadores estão sendo um atraso para Petrolina

  2. Cleidimar Cruz disse:

    Sinceramente, tenho muita “pena” dos vereadores do seu grupo (6).
    Compreendo-os o medo que os mesmos têm (TODOS), quando se trata de interrupção de seus mandatos na mesa diretora.
    É obvio que eles têm muito a prestarem conta, e tem MEDO que a próxima mesa os exponha perante a sociedade.
    Tem deles, que estão realmente em ar puro, sem saber como sair da situação que irresponsavelmente se colocaram e ainda colocaram alguns assessores. ISSO É GRAVE!
    Cadê o Tribunal de Contas?
    Izabel Cristina está com toda razão “tem mesmo caroço neste angu” pode ter certeza.
    É por isso que eles desejam apenas realizarem “trocas de cadeiras”
    Eu como eleitora, inclusive de um daqueles que pertence o grupo dos SEIS, ficou constrangida com o comportamento perigoso desses nossos representante.

  3. Maria José disse:

    É triste percebermos quando erramos feio, mas, fica o aprendizado.
    Nunca pensei que IBAMAR fosse capaz de dificultar a transparência em seu mandato e o pior querer ficar como Presidente para cobrir por mais dois anos os seus erros e os erros dos seus colegas.
    Acabou Ibamar, NUNCA mais você tem nosso voto, em nossa casa, quando você e sua esposa veio pedir nosso voto, você falou que iria trabalhar com transparência e está fazendo tudo ao contrario.
    Que decepção!

  4. A VERDADE disse:

    Niguém merece um vereador desse, se diz sábio, mas se mostra com uma terível incompet~encia, de ser político vereador de um mandato só….aguardem pra vê…
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012
    100% renovação em 2012

  5. É.... disse:

    Maquiavel não trabalhava, só conspirava…. TODOS os atuais vereadores parecem ser discípulos dele, amigo…

  6. Watergate disse:

    Espero que Maquiavel Mobilete esteja procurando emprego pois suas ferias remuneradas vão acabar em 2012

  7. dreda disse:

    Maria José, sei que pelas suas palavras você estar falando como uma pessoa séria, sou eleitora do vereador IBAMAR, é um grande homem, más a senhora como uma grande mulher deveria falar com ele pessoalmente ter pelo menos a coragem de dar um pequeno telefonema para o mesmo, segue o numero do telefone dele: 9616.0101, tenha coragem e ligue, faça como eu, é só ligar que ele atende, agora eu acho que você não tem coragem apareça mulher…

  8. Maria José disse:

    Olá dreda,
    Quem deve aparecer é IBAMAR, ele sim, é o parlamentar que está devendo explicações a sociedade petrolinense, não eu.
    Eu e minha família fomos eleitora dele por dois mandatos, todavia não fizemos coisa alguma de errado à frente dessa instituição para dá satisfação a sociedade.
    Certamente você se solidariza com ele, tendo em vista a GRAVE situação em que se encontra o grupo dos SEIS, grupo esse, o qual ele pertence.
    Sinto muito, coisa alguma podemos fazer para evitar o óbvio.
    Não sou da Câmara, mas tenho sabido de acontecimentos, que me entristece profundamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários