Apreensão de mais de 17 toneladas de agrotóxicos pela Adagro repercute em Petrolina

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2026 às 07:26

Foto: Ascom Adagro/divulgação

Ainda repercute em Petrolina uma ação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), que na última quarta-feira (10) apreendeu mais de 17 toneladas de agrotóxicos armazenados de forma irregular em um galpão localizado na zona urbana da cidade. Além da apreensão dos produtos, os responsáveis pelo armazenamento foram autuados, uma vez que o estabelecimento não possui registro na Adagro para a atividade, encontrando-se em desacordo com a legislação vigente.

Conforme o Decreto Estadual nº 31.246/2007, compete à Adagro fiscalizar o comércio, o transporte, o armazenamento, o uso, a aplicação e a destinação final de embalagens e resíduos de agrotóxicos. “A norma também determina que pessoas físicas e jurídicas que produzem, comercializam, armazenam, transportam, utilizam ou aplicam esses produtos devem estar registradas junto ao órgão. O armazenamento irregular pode trazer sérios riscos ao meio ambiente e a população”, salientou o superintendente de Defesa e Inspeção Vegetal, Jurandir Cavalcante.

A Adagro informa que antes de realizar qualquer armazenamento ou comercialização de agrotóxicos, a empresa deverá procurar a Agência para obter informações e regularizar sua situação junto ao órgão. Também está disponível no site oficial da Adagro o checklist com as exigências a serem cumpridas.

O responsável pelo local foi orientado quanto aos procedimentos necessários para a obtenção do registro junto à Adagro. A operação foi planejada em conjunto com a Diretoria de Defesa e Inspeção Vegetal e executada por fiscais e assistentes de defesa vegetal da Regional Petrolina, com apoio da Polícia Militar (PMPE). Participaram da ação a gerente regional da Adagro em Petrolina, Maria Lisiê Santana, as fiscais Fernanda Araújo, Marisa Santana e Virginia de Souza, o assistente de defesa agropecuária Marcelo Bernardino e o auxiliar de defesa José Siqueira. As infdormações são da assessoria da Agência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários