Após serem removidos do antigo Colégio Motiva, catadores de materiais recicláveis estão sem local para trabalhar

4

DSC_0025DSC_0026A doação do terreno do antigo Colégio Motiva também trouxe prejuízos para dezenas de famílias ligadas à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina, que agora vivem um drama.

De acordo com o presidente da cooperativa, José Ivo, as famílias que antes trabalhavam no terreno que deveria ser doado, agora estão sem local para trabalhar devido a impasses entre a prefeitura e o proprietário do terreno para o qual foram removidos. Segundo Ivo, a prefeitura não teria pago o aluguel ao dono do terreno.

 “Em janeiro a prefeitura tirou a gente do antigo Colégio Motiva e viemos para o bairro (Antônio) Cassimiro. Mas, desde quando entramos no Cassimiro que o dono do terreno ficou de arrumar a documentação para que a prefeitura pudesse pagar o aluguel e nunca resolveram nada, e  esse tempo todo sem receber. Mas quando foi ontem (5) ele deu um prazo para a gente retirar todo o nosso material e desde então estamos aqui, no meio da rua”, disse.

Indignado com a situação, Ivo destaca a importância do trabalho dos catadores e reclama da indiferença da prefeitura diante da situação das famílias.

Desde quando a gente estava no Motiva  que já dava para o município ter encontrado uma solução para o nosso problema. A Lei diz que quando os lixões são fechados e transformados em aterros, o município tem obrigação de estruturar as cooperativas. E vale salientar que estamos na Semana do Meio Ambiente e este foi o ‘presente’ que recebemos da prefeitura”, lamentou José Ivan.

De acordo com ele, cerca de vinte famílias trabalham na cooperativa – que é responsável por mais de 70% da coleta seletiva do município. O Blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, e aguarda posicionamento sobre o caso.

4 COMENTÁRIOS

    • verlania lamento uma pessoa que nem voce pensar assim.eu acho que voce e daquelas pessoas que sujam o meio ambiente e se aproveita para entrar e postar tao comentario que voce devia ter vergonha de entrar na internete pra tal comentario .que nos limpamos a sujeira que voce faz e nos nos orgulhamos de ser catador.

  1. Lamentavel o comentário dessa verlandia,infelismente ainda existem pessoas assim como ela de mente taõ pequena sem nenhum tipo de educaçaõ para com o seu proximo.Você deveria era estudar,fazer cursos,faculdade pra se vc se torna uma pessoa mais ou menos inteligente,embora eu acho q vc ñ conseguiria passar nem numa faculdade particular……essas pessoas saõ pessoa do bem trabalhadeiras honestas,humildes,e vc o q vc é? eu respondo: VOCÊ Ñ É NADA,pessoas como vc ñ deveria nem existir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome