Após reunião, comitê planeja novas ações de combate ao Aedes em Petrolina

por Carlos Britto // 26 de maio de 2022 às 09:32

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou em Petrolina, nesta quarta-feira (25), o segundo encontro neste ano do Comitê de Enfrentamento e Combate ao Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. O grupo é formado por representantes da Compesa, Defesa Civil, Sesc, UPE, Núcleo de Educação Permanente, Secretarias de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e VIII Geres.

No encontro, foi apresentada a pesquisa do terceiro LIRAa, além de serem discutidas estratégias de prevenção com foco na eliminação do Aedes, visando a fortalecer ações já desenvolvidas pela SMS. Para Marlene Leandro, secretária Executiva de Vigilância em Saúde, a participação dos órgãos em atividades conjuntas tem obtido resultados positivos, mas ressalta a importância da colaboração da população na eliminação de possíveis focos do vetor.

Esse encontro objetiva uma parceria com outros órgãos, e estes têm cumprido o seu papel enquanto formadores de opinião e multiplicadores para o controle das doenças transmitidas pelo Aedes, mas a comunidade tem sua participação na prevenção de focos dentro das suas residências“, destacou. As reuniões do Comitê são realizadas a cada dois meses, quando são avaliadas as atividades definidas no encontro anterior. O próximo compromisso do grupo será no mês de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.