A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) realizou ontem (6) uma blitz na Avenida Clementino Coelho, Bairro Atrás da Banca, área central da cidade. O objetivo da ação foi fiscalizar motociclistas que exercem atividade remunerada de transporte de pessoas. Na ação, foi verificado se os condutores estavam fazendo as corridas através de aplicativo.
Os agentes de Trânsito e Transporte da AMMPLA fizeram 200 abordagens e foram aplicadas as devidas medidas de acordo com as irregularidades constatadas. Essa fiscalização é resultado de uma recomendação determinada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Em dezembro do ano passado, a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina recomendou que a Autarquia fiscalizasse as motocicletas e condutores que prestam serviços através de aplicativos de transporte na cidade.
A atividade de motocicletas de transporte por aplicativo ainda não é regulamentada em Petrolina, porém existe uma Portaria n° 008/2023, que estabelece algumas medidas para realização deste tipo de transporte no município: é proibido utilizar qualquer vestimenta (camisa, colete, fardamento, entre outros) que identifique a plataforma digital; também é proibida a utilização de pontos fixos de mototáxi, tendo em vista que o transporte é exclusivo pelo aplicativo.
Foi preciso a justiça determinar para o órgão de fiscalização fazer seu serviço, todos que andam no trânsito de Petrolina ver os desmandos desse pessoal, para eles não tem acostamentos, não tem ultrapassagens pela direita ou esquerda esperar sua vez no sinal, tudo que não pode na lei de trânsito eles descumprem ,e o o órgão de fiscalização é seus agentes todos cegos.
Ta uma bagunca, vejo motoqueiros que dizem sao de aplicativo dirigindo de bermuda, de sandalia de calca rasgada.
É uma vergonha
Quando ver isso e um taxista ou Uber carro
Entendo que há vários profissionais, se é que são profissionais,pois trabalhar de qualquer forma sem uma indentificacao, e sem uma formalidade,isso não dar , todavia há excelentes profissionais,que desempenham seu papel de forma correta,a população por sua vez agradece essas atitudes, não podemos generalizar, o que eu acho os que criticam devem ser alguém que viver das tetas do governo ou não utiliza esse serviço,pois não precisa , então se não tem uma boa sugestão para a melhora de todos não de uuma classe melhor nem opinar.
Muito se esquecem ou fazem de cegos ou os aplicativos molham a mão da fiscalização,pois a lei 13640 de 2018 proibi moto nos aplicativos,somente é liberado a categoria B.
Esse Francisco é uma comédia ,acho que a consciência dele doeu deve ser um daqueles que não obedece a lei de trânsito, vamos dizer que de 100%,1% segue as regras.
Moto foi feito pra carrega quem boi ou vaca .. foi criada pra carrega Huma pessoal certo… então não tem que discutir.sobre isso pagamos nossos impostos…. qualquer coisa reclama com a honda.ou etc
Só quem reclama do serviço de moto Uber e 99moto é quem não usa do mesmo. E por verem outros motoboys transitando de forma irregular nas vias, já dizem que somos nós. Petrolina dependem da nossa classe e da plataforma. Pois se não dependessem estariam usando os mototaxis (que fazem Uber e 99 tbm), os que utilizam dos mesmos, ou usam por falta de conhecimento ou por pressa de ir dormir ponto A ao ponto B!
Seus saf*@#$ que ficam reclamando do pessoal que trabalha faça chuva ou faça sol pra levar vcs ou sua parentela, vão procurar é oq fazer e vez de se meter na vida dos outros, não somos CLT e dane-se pra quem ver o nosso perfil quem não quer não pede corridas. Agora reclamar aqui hahahahahaha não tem é oq fazer Seus chorões
Sou moto UBER no Rio de Janeiro, aqui as autoridades ainda não estão explicando com nossos trabalhos graças a Deus. Mas em alguns estados estão, no meu ponto de vista isso é um interessante político e não público. A população nem se quer é consultada ,é o que os governantes acabam que é e ponto final. Nós na grande maioria só estamos tentando trabalhar.
O trânsito depois desses aplicativos Uber e 99 está uma bagunça, não respeitam cortam na frente de viatura policial e não fazem nada, Petrolina e Juazeiro está um caos
A preocupação deles nunca foi e nunca será o cidadão a sociedade o bom andamento do trânsito a preocupação deles é TIRAR DINHEIRO DO TRABALHADOR. antes disso deveria ser tapado todos os buracos das vias, sinalizar todos os quebra-molas com tinta e com placa, pavimentar todas as ruas sem pavimentação, sanear todos os bairros sem saneamento básico. Depois fiscalizar todos os condutores se estão devidamente habilitados e os itens de segurança do veículo pneu, freio, retrovisor, farol, setas etc…
Aqui na minha cidade do mesmo jeito,, trabalhando de qualquer forma, param no ponto de ônibus com uma moto veia caindo os pedaços e chamando o povo, e falam que e piloto por aplicativo rsrsrs
Isso é um desrespeito as leis de trânsito,o Brasil virou um país escravos nós todos ainda somos escravos
Pessoal criticando kkk, ou é motorista de carro dono da rua oi táxi que tá perdendo renda kkk
Motoristas por apps carro não querem as motos rodando, os mototáxi usam o aplicativo Uber 99 e ainda se beneficiam de ser moto táxi.
Deveria o congresso nacional regulamentar a atividade, a ferramenta!
Exigir das empresas que fornecem a ferramenta de trabalho, para que seus motoristas realizem a fiscalização em seus equipamentos/veículos,
1. Se o profissional trabalhar com uma moto/carro alugada, ex. Mottu, especialista informem um prazo, a cada 1 mês, tem que fazer o levantamento e averiguar se tá tudo certo com a moto, esse prazo tem que ser informado no 99, Uber ou qualquer empresa que forneça esse tipo de ferramentas, caso no dia determinado a mottu repasse ao app de transporte, que o motorista não compareceu para a vistoria, o mesmo fica bloqueado de fazer corrida, até o mesmo ir para vistoria.
2. Caso a moto seja de propriedade do condutor, será o mesmo procedimento, com uma diferença, quem deverá arcar com a vistoria seria a empresa que fornece o app de transporte
Nós dois casos, o motorista não arcar com a vistoria, a não ser que, seja constado algum defeito!
Caso seja constado algum defeito e o condutor opte por não consertar com a empresa contratar pela plataforma, para fazer vistoria, o condutor poderá consertar em outro lugar, mais depois do conserto, o mesmo deve retornar para a vistoria fornecido pela empresa do serviço de plataforma!
Creio que é uma ideia boa, segurança para o condutor e para os passageiros
Aqui na minha cidade tem um pessoal que trabalham de mototaxistas e que se dizem regularizados pois andam todos de colete e camisa do sindicato, e vivem enchendo o saco do pessoal que trabalha pelo aplicativo 99, mais o interessante é que na maioria das vezes quando a gente aciona o serviço por aplicativo quem vem é um mototaxista de ponto, eles reclamam do 99, mais estão se cadastrando no aplicativo também.
Tá cheio de moto táxi
Reclamando e generalizando
Todos os moto Uber como que fazem coisas erradas .
Trabalhadores que fazem seu trabalho da errada tem EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE.
infelizmente os moto Uber bateu na ferida dos moto táxis . Que ganharam pontos de graça da prefeitura e o comércio de pontos estavam já por volta de 30 mil reais .
E tem muito moto táxi aí fazendo manobras, conversões,ultrapassagens erradas no trânsito de Petrolina também.
É normal surgir a concorrência em vários setores de serviços e comércios.
A concorrência é nescessária e é POSITIVA para o cliente .
Que todos os serviços estejam disponíveis e quem deve escolher é o cliente (o passageiro )
Escolher se vai de MOTO UBER ,ou de moto táxi.
Portaria agora cria direitos e deveres? Ato infralegal pode inovar no ordenamento? Eu tinha aprendido na faculdade que quem cria obrigações é a lei, agora uma portaria limita o livre exercício profissional SEM LEI REGULAMENTANDO? Uma aberração jurídica.
As pessoas tem a lingua muito grande ,cuidão das suas vidas e deixem os motocas em paz ,poucas idéias para os linguarudos.
Boa tarde são comentários de alguns com boas opiniões e outros contras mas a sociedade precisa das motos infelizmente o trânsito estar um caos por te veículos leves e pesados não e a moto que atrapalha o trânsito e o condutor que e imprudente e o governo tem que proibir a Honda ,Yamaha ,Dafra é etc de pararem de fabricar motos .
A maioria desses comentários aqui são de pessoas que trabalha de mototáxi agora preste atenção quem realmente fazem do trânsito de Petrolina um local perigoso de transitar se não é os mototáxi legalizado e os táxis que andam desgovernado por um canteiro tá contramão avanço sinal vermelho preste atenção se não somos mototaxistas aí eles querem ofuscar o trabalho do Uber através desses parágrafos da justiça mas as pessoas que mais eles praticam infração no trânsito hoje é os mototáxi legalizado de Petrolina e o de Juazeiro o canteiro passa sinal vermelho dá contramão e não tá preocupado com nada agora também tem que fiscalizar que realmente tem muito Uber que anda de sandália que anda de camisa regata que anda de bermuda e isso tá errado se é um trabalho ele tem que ter respeito pelo que ele tá fazendo a fiscalização incorreta para essa situação mas tem que fiscalizar todos não só um todo o sistema
E não é só isso eles ficam cobrando um preço absurdo nas festas quando você sai das festas para ir para casa eles querem cobrar r$ 50 por uma corrida de 2 Km 3 km eles são uns exploradores do sistema aí agora fica reclamando dos Uber eles deveriam primeiro praticar a honestidade quando aqueles não tem quando ele pega uma pessoa mal informada eles cobram um absurdo por uma corrida não dá atenção só mal educado tão arrogante são ignorante e muito prepotente eles deveriam primeiro ter aula de humildade que coisas que eles não são o sistema tem que ser fiscalizado mas tem que ser fiscalizado como um todo tanto mototáxi como o Uber tem que ser fiscalizado porque muitos deles está dando errado
Sou mototaxi de Petrolina-pe, não sou contra o serviço de Uber e 99, e nada impede que mototaxi possa rodar nos app’s, mototaxi tem cursos e atividade remunerada na CNH, porém, o justo é ter fiscalização em ambas as categorias, até porque a maioria dos cadastros da Uber e 99 é contas falsas, isso prejudica tanto o motouber que está correto, como os outros profissionais, o sistema fica super lotados com muita conta falsa, sou a favor do certo, muitas mulheres usam o serviço e precisa de segurança, já quando acontece um problema com mototaxi, é fácil e rápido de identifica-lo, pois temos dados na prefeitura, e quem vai identificar um motouber com conta falsa? É justo isso? Motouber com conta falsa atrapalhando o serviço do próprio motouber com contas verdadeiras?? fiscalização era para ser todo dia em todos os setores.
Enquanto isso no viaduto do Antônio Cassimiro a bagunça é grande!
Não tem se quer um Agente de Trânsito para organizar o fluxo dos veículos.
Regulamentar o transporte seria uma medida para conciliar a situação. Porém vale ressaltar alguns pontos… por trás de todo esse murmurinho há interesses políticos e, empresarial. Principalmente do transporte público. Um transporte que não oferece uma boa prestação de serviço ao seus usuários e só faz aumentar tarifas. Em muitos casos uma viagem de moto por aplicativo chega ser o mesmo valor de uma viagem de ônibus onde o passageiro vai ter mais conforto, agilidade, e até mais segurança.
E isso incomoda muita gente porque na hora de pensar o que escolher já sabe por qual modal o passageiro vai optar né.
Fora isso tem muitos pais de família tendo seu sustento e tirando as parcelas de seu veículo nesse meio de trabalho. Proibir talvez não seja solução. E sim achar uma maneira de conciliar. Enquanto estão preocupados com esse tipo de trabalho por conta de acidentes deliquentes andam por aí pintando desgraças em meio ao trânsito com suas motos e o resultado sobrando pra quem não tem nada haver, pra quem procura andar com cuidado e levar seu sustento pra casa.
Fiscalizem, imponham regras, mas não tirem o trabalho dos que querem e precisam trabalhar.
A ação foi necessária já quem trabalha na profissão esquece, principalmente a segurança do condutor e passageiro, não são todos, mas alguns precisam ser chamado atenção, já vir alguns andando sem farol, nem alta ou baixa inclusive luz de freio, capacete do passageiro sem viseira, moto sem carenagem, inclusive a forma como anda, colocando o passageiro em risco, se procurar trabalhar de forma certa jamais perderá o veículo ou tomará multa.
Digo e nada.
STF JÁ BATEU O MARTELO DESDE 2017.
MOTOCICLETAS ESTÃO DENTRO DO SISTEMA DE MOBILIDADE URBANA. OS MUNICIPIOS RECEBEM MUITO BEM PARA FISCALIZAR, SE O EFETIVO ESTÁ POUCO PRA FISCALIZAR, ABRAM CONCURSO PÚBLICO. MAS, SOBRE AS MOTOS, ESTÃO DENTRO DA LEI 12.587 E NA LEI 12.0009
Na verdade mesmo deveria acabar o serviço de aplicativo tanto de carro quanto de moto simplesmente e voltar a dependerem do táxis e de ônibus a o governo não quer que ninguém seja autônomo, assim também que o governo faça o mesmo para comércios autônomos por que muitos não tem vigilância sanitária e não contribuem com o governo se um não pode a lei deveria ser aplicada para todos o brasileiro tem que ser sujeito a regalias dos governantes
Cadê o transporte público? Se não tem abre concorrência.isso é natural, q tal falar dos cinto de segurança q nenhum transporte público tem.
Interessante, o Ministério Público não manda fiscalizar os ônibus deteriorados que fazem as linhas nas duas cidades, o povo pagando pra ir trabalhar e estudar em ônibus sucateados.
Ainda bem, que tem a 99 pra população
Trabalho de 99 moto em Mogi das cruzes, caos em todos lugar vai ter, falta mais fiscalização, os cara ganha 300 a 200 no dia e não arrumam as motos que trabalha, tem um monte assim, se tivesse fiscalização eles iam moldando um pouco.
Alexandre de Moraes ,Lula e temer ninguém fiscaliza né?