Após quase um ano, CCZ de Petrolina vacina mais de 1,6 mil animais contra raiva

0
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Após quase um ano e um total de 21 comunidades atendidas entre as zonas urbana e rural de Petrolina, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) contabilizou 1.604 vacinados contra a raiva. Esse resultado deve-se, em grande parte, ao Projeto ‘CCZ Móvel’ – implantado pela prefeitura em setembro de 2017, que permitiu ampliar os atendimentos levando vacinação antirrábica a vários locais da cidade

Durante esse trabalho, a equipe do órgão municipal também discorria sobre as doenças e os perigos da raiva, doença que pode contaminar o ser humano.

O objetivo de realizar o CCZ Móvel em diversos bairros é justamente estar mais perto da população, conscientizando sobre os cuidados com os animais, a adoção responsável, os perigos do abandono de animais para a saúde pública, além, é claro, da vacinação antirrábica. Com a ação perto de suas casas, as pessoas tinham a comodidade de levar seus cães e gatos para se imunizar“, explica Graziella Correia.

A unidade móvel retornará em outubro próximo, percorrendo outros bairros da cidade. Porém, a vacinação antirrábica não para. Os proprietários de cães e gatos que ainda não vacinaram seus animais terão a possibilidade de fazê-lo em setembro, quando começa a campanha anual antirrábica. Em breve, a prefeitura divulgará a programação completa.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma encefalite, em geral de evolução rápida, dependendo da assistência médico-hospitalar recebida pelo paciente. É uma zoonose (antropozoonose) que tem como hospedeiro, reservatório e transmissor, o animal que, dependendo da situação, transmite a doença aos humanos através da mordedura, arranhadura ou lambedura. Com informações da assessoria da PMP/SMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome