Após primeiro mês de formações virtuais, professores da rede municipal de Juazeiro preparam-se para aulas remotas em 2021

0

O primeiro mês de formações virtuais com profissionais da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro foi finalizada pela prefeitura neste mês. Através da Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (EFEP), vinculada à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) do município, coordenadores pedagógicos e professores se prepararam para o período de volta às aulas remotas. Mais de 2 mil educadores já participaram das atividades virtuais, que registraram mais de 10 mil visualizações no canal “Articuladores da Educação Tecnológica”, vinculado à EFEP. A segunda etapa terá início no mês de março.

A formação, intitulada ‘Uso de Tecnologias Digitais na prática pedagógica’, é realizada mensalmente com gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e secretários escolares. Nessa primeira etapa foram realizadas capacitações com coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil dos anos iniciais e finais (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (primeira à quinta etapa). As formações abordaram os temas ‘Gmail e Drive’, ‘Apresentações do Google’ e ‘Google Meet e captura de tela’.

A coordenadora pedagógica Daise Magnólia, que atua na Escola Municipal Leopoldina Leal, foi uma das participantes da formação. Ela contou que, com a pandemia, o uso de ferramentas tecnológicas deixou de ser uma questão de escolha, e destacou a importância das formações para a rotina escolar remota. “Contribuirão muito para a nossa realidade atual, já que tratam de forma prática sobre o manuseio de instrumentos que são fundamentais para o ensino, principalmente, quando alunos e professores não ocupam o mesmo espaço físico“, explicou a educadora.

A superintendente de formação da Seduc, Clemilda Dias, avaliou a participação dos educadores na iniciativa. “Estamos muito felizes e satisfeitos com a participação dos educadores nas formações. Nosso objetivo é oferecer o ensino remoto com a melhor qualidade possível“, finalizou. No final do ano, serão emitidos certificados de, no mínimo, 40 horas para os participantes.

EFEP

A EFEP e um complexo de formação profissional, vinculado à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) do município, e que, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não tem realizado ações presenciais. A formação sobre o uso de tecnologias na prática pedagógica acontece através do Núcleo de Tecnologia do Município (NTM), que integra o complexo de formação juntamente com o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome