Após prazo encerrado, TRE-PE julga 1.138 pedidos de registro de candidaturas

por Carlos Britto // 15 de setembro de 2022 às 08:34

Foto: TRE-PE/reprodução

Encerrado o prazo para o julgamento das candidaturas pela Justiça Eleitoral, na última segunda-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) analisou 1.138 pedidos de registro – entre candidatos a governador, vice, senador e suplentes, deputados federais e  estaduais. Foram indeferidas 104 candidaturas e 10 (sendo 4 para deputados estadual e 6 para federal) ainda estão aguardando julgamento, ou por apresentarem pedidos de substituição de nomes ou porque os juízes pediram vista nos processos.

Dos concorrentes aos cargos majoritários, apenas a chapa proposta pelo PCO foi indeferida. As outras dez foram deferidas e permanecem na disputa. A maior parte dos postulantes a cargos eletivos nas Eleições 2022 está em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa. Inicialmente, 613 pessoas ofereceram seus nomes para a votação. Dessas, 61 foram indeferidas, mas sete foram indeferidas mas já apresentaram recurso ao TRE de Pernambuco.

O sistema Divulgação de Candidaturas e Contos Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que 19 dos postulantes à vaga de deputado estadual renunciaram à candidatura. Atualmente, constam como deferidos 527 candidatos, dos quais dois ainda têm contra si recursos impetrados por adversários políticos. Na esfera federal, dos 474 candidatos que deram entrada no pedido de registro 21 renunciaram. Quarenta postulantes tiveram seus nomes indeferidos, mas 10 já apresentaram recursos.

Detalhes sobre as candidaturas estão disponíveis no link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.