Após investimento de R$ 3,4 milhões, orla fluvial renovada é entregue aos petrolinenses

0
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Cartão postal de Petrolina, a orla fluvial está de cara nova. O prefeito Miguel Coelho inaugurou, neste sábado (15), as obras de requalificação do local, que totalizaram um investimento de R$ 3,4 milhões. A entrega foi marcada pelo concerto de Carnaval da Philarmonica 21 de Setembro e um festival de atividades esportivas.

A intervenção mudou o visual da orla com um projeto para valorizar o Rio São Francisco, melhorar a autoestima dos petrolinenses e atrair turistas. Para isso, a obra removeu quiosques e outros obstáculos que bloqueavam a vista para o Velho Chico. Ainda foram reformados o calçadão e a ciclovia. A acessibilidade foi ampliada com a implantação de equipamentos como rampas. A orla ainda recebeu iluminação especial, arborização, sistema de irrigação e banheiros.

O potencial propiciado pela nova orla pôde ser percebido no ato de inauguração. Segundo o prefeito, o evento com diversas atividades esportivas e um show aberto da Philarmonica e da cantora Fabiana Santiago tiveram uma percepção diferente com o visual mais limpo para evidenciar as belezas do “Velho Chico”. “Foram muitos anos sem uma grande intervenção na orla. A população pôde perceber hoje como esse espaço pode ser explorado, levar cultura, esportes e saúde. Tudo isso, com um cenário lindo que é proporcionado pelo nosso rio. É mais que uma obra, portanto, é uma benfeitoria para elevar a autoestima de nosso povo“, detalhou Miguel durante a festa de inauguração.

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Nova fase

Além das obras já concluídas, a prefeitura – por meio do programa ‘Nossa Praça’ – fará intervenções na faixa de areia, num trecho próximo à Porta do Rio. Essa nova etapa da intervenção começa este mês e prevê a instalação de quadra poliesportiva, pisos educativos para desenvolvimento pedagógico infantil, equipamentos de ginástica, pista de cooper, área para prática de esportes urbanos (skate e patins), além de um espaço recreativo para animais domésticos. A previsão é de concluir em junho o projeto em parceria com a iniciativa privada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome