Após implantação de escadarias, obra do Parque Fluvial de Juazeiro ganhará rampa de acesso e pista de skate

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

Concluída a implantação das novas escadarias de acesso, a obra de construção do Parque Fluvial de Juazeiro (BA) prossegue com os serviços de finalização da rampa de acesso e construção da pista de skate. A intervenção realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), é fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), e tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do Bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 3,5 km.

Lucas Souza, engenheiro da Sedur responsável pela fiscalização da obra, explica que as duas escadarias metálicas que estão localizadas – uma na área do parque que passa na Avenida Adolfo Viana e a outra na do terminal hidroviário – já estão finalizadas.

Agora estamos trabalhando na rampa de acesso ao terminal hidroviário, onde também estamos implantando uma estrutura metálica, piso táctil, que vai diminuir o declive para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência ao Terminal e ao Parque. Tudo isso, é claro, atendendo à NBR 9050, que norteia às condições de acessibilidade em construções”, explica Lucas Souza.

Outro equipamento que compõe o Parque e está em construção é a Pista de Skate. “Estamos executando a fundação da pista que consiste na estrutura de pilares que darão suporte as rampas de manobra“, destaca o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Hemerson Guimarães, acrescentando que a empresa responsável pela execução “já está adquirindo o material necessário para iniciar a etapa de iluminação do Parque”, acrescenta.

A obra

A intervenção iniciada em novembro de 2017 até o momento já executou a implantação de academias da saúde, parques infantis, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, novas escadarias para acesso, piso em intertravado e pintura do teto da área de convivência do terminal hidroviário. Atualmente está executando a construção da pista de skate e conclusão da rampa de acesso ao terminal hidroviário. Além disso, ainda vai executar a estruturação e o ordenamento do mirante, será criado um atracadouro náutico. As barracas que ficavam próximas a Marinha já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Com informações da assessoria da PMJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome