Após denúncias, Vigilância Sanitária de Petrolina quer proibir a entrada de animais na Ilha do Rodeadouro

10

Coleta IlhaVigilância Ilha 2Equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ), em parceria com a Vigilância Sanitária e Secretaria de Ordem Pública de Juazeiro, estiveram na Ilha do Rodeadouro esta semana realizando uma ação conjunta de coleta de material. As equipes aproveitaram a oportunidade para orientar banhistas e comerciantes sobre o trânsito de animais no balneário.

A ação acontece após denúncias de que frequentadores e turistas teriam sido contaminados pela larva Migrans Cutanea, popularmente conhecida como ‘bicho geográfico’. “Imediatamente mantivemos contato com os órgãos responsáveis da cidade de Juazeiro para que nos acompanhasse para averiguar a situação do local”, esclareceu o diretor-presidente da AMVS, Jarbas Costa.

Durante a ação, foram coletadas fezes de cães e de gato da areia da ilha. Os comerciantes e funcionários foram orientados sobre a importância de manter os ambientes interno e externo limpos. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, os donos das travessias devem proibir o acesso de animais à ilha.

“Como medida preventiva, a Vigilância Sanitária irá notificar os proprietários das travessias de Petrolina para não permitirem o acesso de cães e gatos nas barcas e, nos fins de semana, equipes de fiscalização das prefeituras de Petrolina e Juazeiro estarão nos pontos de travessia fiscalizando e dando apoio à ação. Salientamos a importância dos banhistas manterem contato imediato com a AMVS em situações deste tipo, para que possamos adotar as medidas cabíveis”, completou Jarbas.

As pessoas que estiverem com os sintomas do parasita – como coceira na pele que se intensifica à noite, principalmente nos pés – devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o tratamento. (Fotos: Ascom PMP)

10 COMENTÁRIOS

  1. Vamos aguardar os resultados das análises. Caso, de fato, haja contaminação no local, a denominação de “medida preventiva” já não é mais adequada. O fato é que sempre se soube da presença de animais domésticos na ilha. Entretanto, desde que Brasil é Brasil, nunca se tomou nenhuma media, realmente, preventiva. Lembro que desde a minha sétima série do ensino básico tenho conhecimento de que as fezes destes animais podem transmitir doenças. Além disso, vamos ter mais consciência não é pessoal? Vamos deixar nossos bichinhos em casa mesmo!!

  2. SERIA BOM DEMAIS SE FIZESSE ISSO, NÃO SÓ LÁ COMO NAS AS RUAS. ANIMAIS DEVERIA SER CRIADO EM SUAS CASAS. ACHO QUE TODOS OS ANIMAIS DEVERIA TIRAR DO MEIO DAS RUAS. CAUSAM DOENÇAS E ACIDENTES.

  3. Adoro animais, mas acho que as pessoas têm que ter consciência que animais não são seres humanos. Não há como tratar bicho como gente! Serão sempre animais, portanto portadores e transmissores de muitas doenças. Concordo em levar pra rua, passear, tirar da chuva, dar carinho e atenção, mas tem local que não dá pra juntar pessoas e animais.

  4. JA DEVERIA TER SIDO PROIBIDO A 200 ANOS ATRÁS, ATÉ OS SERES HUMANOS RACIONAIS FAZEM XIXI E COCÔ NA ILHA IMAGINEM OS ANIMAIS IRRACIONAIS. NÃO SEI REALMENTE O QUE É PIOR E OUTRA COISA OS BANHEIROS DESSA ILHA É UMA VERDADEIRA IMUNDICE, E ONDE VAI PARAR OS XIXIS E OS DEJETOS, DENTRO DO RIO CLARO. QUEM BEM SOUBESSE NÃO FRENQUENTAVA ESSA ILHA OU MELHOR ESSE RIO QUE ESTÁ SUPER-HIPER CONTAMINADO.

  5. SILVANA DA SILVA SANTOS
    29/04/2014

    Bom dia! Infelizmente,pra quem não sabe esse bicho geológico se encontra em vários lugares até mesmo em praias!! São hospedeiros os cães que defecam em areias,e pelo que sei, pois sou frequentadora da ilha por muito tempo,os próprios banhistas levam seus animais para tomarem banho na ilha. Acredito que existem mais problemas que esse…. Pessoas que vão com seus familiares acamparem , não tem o cuidado de usar os banheiros para fazerem suas necessidades eliminando fezes e urinas nas areis da ilha, trazendo doenças para todos e isso todo mundo sabe,é realidade! Chego a ilha e me deparo com bastante lixo ,como copos de vidros ,descartáveis,latinhas,papel higiênico e outras coisa mais,e sem falar que todas as barracas disponibilizam de cestas para colocar lixo. Gente…por favor ! Não vamos pôr culpa totalmente nos animais! Quem destrói a flora e fauna somos nós!!!!!

  6. TOMARAM INICIATIVA MAIS CADA PESSOA TEM Q TER A CONCIENCIA E NÃO LEVAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PARA UM LOCAL PUBLICO ATÉ PQ TEM MUITAS PESSOAS Q NÃO GOSTA DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ALGUMAS SAO ALÉRGICAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome