Após a tragédia: Número de mortos por terremoto e tsunami no Japão chega a quase 10 mil

por Carlos Britto // 26 de março de 2011 às 09:12

 

Sobreviventes se refugiam em província japonesa de Iwate

Balanço da polícia aponta que o número de mortos após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão no último dia 11 de março é de 9.811 pessoas, segundo informações divulgadas pela rede de TV japonesa NHK nesta semana . Os desaparecidos são 17.541.

A maior parte dos mortos e desaparecidos é das províncias mais atingidas: Miyagi, Iwate e Fukushima. O episódio é considerado o pior desastre natural após a II Guerra Mundial.

O tremor e o tsunami retiraram cerca de 200 mil pessoas de suas casas. Milhares estão vivendo em refúgios temporários erguidos pelas autoridades. Segundo dados da polícia, ao menos 18 mil casas foram destruídas e mais de 130 mil imóveis estão danificados.

Desde o grave terremoto, o Japão vem registrando fortes réplicas e praticamente registra a cada dia um tremor de magnitude 6 com epicentros quase sempre na região costeira das províncias mais afetadas. (informações do G1/foto: AP)

Após a tragédia: Número de mortos por terremoto e tsunami no Japão chega a quase 10 mil

  1. Joaquim Florencio Coelho disse:

    Os dados que informam as consequencias do terremoto e tsunami no Japão estarrecem todo mundo em escala planetária.O povo japones começa a se aperceber que esse tipo de desenvolvimento tecnológico,que potencializa a produção de energia,e, também causa desastres incomensuráveis,que atinge e grava às populações do planeta.Alás,não é somente o povo japonês que se ajuiza disso,são os alemães,franceses,russos,ingleses,etc,já correndo para reavaliar as sua matrizes energéticas para eliminar essa opção devastadora.Portanto,é no mínimo surpreendente que alguém que representa o povo,principal atingido nessas catástrofes,não possua a firmeza de contestação desse malsinado projeto,que são as duas usinas atômicas, às margens do rio S. Francisco,precisamente, na cidade de Itacuruba,Estado de Pernambuco.Os “argumentos técnicos abalizados”, todos eles,não convencem mais a ninguem, com exceção de políticos, empresas e tecnicos envolvidos e interessados em tirar proveito nos descaminhos de recursos,que certamente acontecem.
    Quero,aqui,com todo o respeito que tenho ao ilustre jornalista Carlos Brito,pedir o engajamento do seu conceituado blog,na luta contra esse projeto ou pelo menos,que execute pesquisa pública, através deste intrumento de comunicação,para saber se todos envolvidos,em todas regiões do Vale do S. Francisco,são favoráveis à instalação de usinas nucleares perto de nós.
    Como leitor deste blog ,quero agradecer, antecipadamente,pelo grande serviço que prestará a todas as populações ribeirinhas do Velho Chico.Cordiais Saudações, Joaquim Florencio Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários