Após 80 anos, maior pesquisador do cangaço descobre verdadeiro assassino de Lampião

por Carlos Britto // 15 de novembro de 2018 às 21:36

Foto: TV Globo/reprodução

Autoridade quando o assunto é o cangaço brasileiro, Frederico Pernambucano de Mello revelou a identidade do assassino de Lampião durante o ‘Conversa com Bial’ da terça-feira (13). Lançando o livro “Apagando Lampião – Vida e Morte do Rei do Cangaço”, o pesquisador afirmou que o carrasco do Virgulino Ferreira da Silva foi o soldado alagoano Sebastião Vieira Sandes.

A bala bateu na lâmina do punhal e atingiu a região umbilical esquerda do cangaceiro: “Foi um tiro só. Ele não morreu em combate. Foi em uma operação de comando, que precede o combate em poucos segundos. O local estava em silêncio absoluto, no amanhecer do dia. Depois desse disparo, estronda um tiroteio de 20 minutos“.

Integrante da tropa do tenente João Bezerra, o sobrinho-neto da Baronesa de Água Branca era um antigo companheiro de costura do marido de Maria Bonita. Sandes foi amarrado até o local onde efetuou o disparo para apontar o líder dos cangaceiros ao aspirante Pedro de Cândido: “Sandes era alfaiate de couro quando conheceu Lampião em 1934. Eles costuravam juntos. Pedro pensou em atirar com uma metralhadora alemã, mas chamou o soldado que portava um fuzil“.

A revelação foi feita pelo próprio Sandes a Frederico em 2013. Na ocasião, ele havia descoberto que tinha pouco tempo de vida por causa de um aneurisma inoperável.

Após 80 anos, maior pesquisador do cangaço descobre verdadeiro assassino de Lampião

  1. Maurizio Marcos disse:

    Não entendi muito bem, “Sandes foi amarrado até o local…” Ele não era soldado da volante? Pedro de Cândido não era um coiteiro? Ficou meio confuso essa história…

    1. Kaline Godoi disse:

      TB fiquei

    2. Hercules Amorim disse:

      TAMBÉM NÃO ENTENDI!

    3. Washington Nunes disse:

      Você está certíssimo ,Pedro de Cândido era o coiteiro de Lampião, o que ele mais confiava e o delatou , junto com outro coiteiro chamado Joca Bernardo.

      1. Pericles A. R. de Toledo disse:

        Joca Bernardo, segundo consta pelas fontes, era coiteiro de Corisco. As fontes apontam Joca Bernardo como o causador da morte de Lampião. Dizem elas que, como é comum no nordeste as “vinditas”, os “maus entendidos” (até hoje), Joca se aborreceu demais quando Pedro de Cândido resolveu obrigar Joca a vender para Lampião, através dele, Pedro, uma partida de queijos que já haviam sido encomendados (quem sabe até já pagos) para uma outra pessoa. Encontrava-se o bando de cangaceiros de Lampião, então, em Angicos. Logo depois Joca Bernardo, que sabia que Pedro era coiteiro de Lampião, imaginou Lampião nas proximidades. Andou pelos arredores para ver se descobria algo e topou com Pancada, cangaceiro de Corisco. Pancada disse, em confiança, que Lampião estava no Angico. Em confiança porque Joca era coiteiro de Corisco. Joca avistou sobre uma ponte a Aniceto Rodrigues, sargento da volante do então tenente João Bezerra. Contou que Lampião estava em Angicos e que interrogasse Pedro de Cândido, que sabia o local exato, uma vez que fazia compras para o bando de Lampião. Portanto, quem entregou Lampião foi Joca Bernardo e não Pedro de Cândido. Pedro de Cândido foi, por sua vez, traído portanto por Joca Bernardo, que saiu impune. Esta é a ironia da história do cangaço: Lampião, que matava todos os traidores, foi traído por alguém que jamais foi punido. Morreu de velho. O que é pior: Corisco saiu atrás do traidor, achou Joca, prendeu a família dele na fazenda onde trabalhavam. Quando Joca chegou em casa inventou uma história e culpou outra pessoa. Corisco acreditou e degolou a cabeça de quatro familiares do homem acusado por Joca, um cabra totalmente inocente. Corisco ainda bancou o otário, como dizem os cariocas…

        1. Ceni disse:

          Não da para acreditar em nada, tudo que se sabe é que a polícia recebeu uma recompensa milionário e foram promovidos dos seus cargos depois de 80 anos é descoberto, que lampião não morreu na grota do Angico morreu o cangaço,

  2. Maurizio Marcos disse:

    Não acho correto a utilização do termo “descoberto”, pois, afinal de contas a pessoa em questão ligou e disse que tinha um segredo a revelar. Pra mim, se descobre algo quando está procurando, como o faz Robério Santos, que vai aos lugares onde aconteceram os fatos, esmiuça, investiga, pergunta e, dessa maneira descobre coisas…

    1. Patricia Costa disse:

      Concordo em gênero, número e grau! De fato, O Cangaço na Literatura, tem se mostrado um canal bastante confiável, pois vai à fonte, buscando e revelando os lugares e personagens, desse período tão relevante e pouco explorado, da história do Brasil!

    2. Denise disse:

      Concordo com você, realmente o Robério mostra tudo na íntegra e com muita clareza dos fatos.

  3. Nonato dos santos disse:

    Só mataram o cara porque foi emboscada, peito a peito à maioria da macacada se borrava com medo do Rei lampe. Antonio Conselheiro e Lampião ficará para sempre na história desse País, como uns dos mais corajosos Guerreiros. NORDESTINOS MACHOS. Que Deus os tenha.

    1. Andre silva santos disse:

      lampiao foi o percurso do terrorismo no brasil simples assim.

    2. Pericles A. R. de Toledo disse:

      No inferno, quer dizer, pois eram assassinos, sendo que um são de mente e o outro completamente doido.

    3. Pericles A. R. de Toledo disse:

      Lampião não foi “assassinado”, morreu em combate com a polícia por ser bandido. Ele mesmo matou centenas de pessoas inocentes. Quando a “emboscada”, os cangaceiros também se utilizavam de ataques de surpresa como tática de guerra.

    4. Pericles A.R.de Toledo disse:

      Lampião também atacava a tropa de surpresa por emboscada. Assim são as guerras, pois a guerra era entre gente de bem e polícia contra bandidos que extorquiam, torturavam, matavam e sequestravam. Tipo do bandido que se impunha pelo terror e matou centenas de inocentes. Assim devemos lembrar dos cangaceiro: Bandidos, que mereceram total reprovação, cujo chefe fez parceria com poderoso “coronéis” do sertão e enriqueceu vários “coiteiros”. Alguns mudaram de vida, a maioria foi eliminada.

    5. Pericles A. R. de Toledo disse:

      Ser “macho” não é matar inocentes…Lampião matou centenas de pessoas inocentes.

    6. rodolfo de oliveira rocha disse:

      Lampião além de ladrão de quinta categoria, covarde, nunca foi tão corajoso assim, porque que ele fugiu as carreiras quando tentou invadir Mossoró-RN? E quando o combate era cerrado ele fugiu de muitos deles, então não venha endeusar um ladrão famigerado e covarde como Lampião, que assassinou muitos inocentes.

  4. vidalmi disse:

    Há controversias. quem atirou era da volante tem ezame balistico do projétil qual o calibre da arma e que distancia foi efetuado o disparo e onde estava maria bonita. isso é historia para se promover.kkkkk

    1. Marcos disse:

      Tem prova? Não tem! Então ” não me venha com choromelas” “não aguenta um tranco”

  5. Denise Lira disse:

    Fui eu que atirei em Lampião. É verdade esse bilete.

  6. RUBEM RIBEIRO LIMA disse:

    O Sandes costurava com o primeiro marido de Maria Bonita ou com Lampião.
    Tbm não entendi pq Sandes foi amarrado – por amizade ou medo de Lampião?
    Não foi o Pedro de Cândido que foi amarrado?

  7. LUIZ GUSTAVO MANSUR MOREIRA disse:

    Tem algo errado aí, Pedro de Cândido era coiteiro de Lampião e não aspirante como está escrito na reportagem.

  8. Eleazar de Castro Ribeiro disse:

    Como está confuso! Quem atirou e quem foi a amarrado?

  9. Antonio Joacy Nogueira de Vasconcelos disse:

    História mal contada, pelos menos aqui. Misturaram coiteiro com soldado.

  10. Sargento Arimathea disse:

    Meu amigo vamos reescrever o texto. Esta sucinto e confuso.
    Abraço,

  11. Sargento Arimathea disse:

    Meu amigo, o texto é sucinto e confuso.
    Sugiro que seja reescrito.
    Abraço,

  12. Geraldo Augusto Nunes Carvalho disse:

    Continua-se com as promoções sobre a “mentira de Angicos”. Começou com Zé Sereno. Foi quem mais mentiu. Alguém atirou no Capitão, isto é inegável, e porque nunca apareceu ninguém pra dizer: “fui eu, assim e assado”. Nunca gostei desse Frederico. Historiador pancada é o Amaury e o Leandro Cardoso. Mais uma mentira deslavada. Viva Lampião!

    1. Pericles A. R. de Toledo disse:

      “Alguém atirou no Capitão” ???????? Vários atiraram no “Capitão”, evidentemente, e de metralhadora, segundo várias testemunhas oculares, que eram, nada mais nada menos, dentre outros cangaceiros, o cangaceiro Candeeiro. O corpo de Lampião tinha três perfurações de bala: Uma no peito, outra na barriga (tiro que resvalou no punhal) e a última, à queima roupa, na têmpora direita, este último dado por Panta de Godói, que viu o cangaceiro caído, tentando se levantar e atirou de fuzil na cabeça. Panta não sabia que se tratava de Lampião, sabia que era um cangaceiro apenas. Logo depois chegou Sandes e disse: “Não esbagaça a cabeça que esse aí é Lampíão”. Portanto, naquele momento, Panta ficou espantado…Portanto o tiro fatal que liquidou com Lampião foi dado pelo Cabo Panta de Godói. Este sim, o verdadeiro autor da morte de Lampião. Panta havia matado antes a Maria Bonita. Deu um tiro na barriga, pois subindo em direção ao “quartel general” onde se encontrava Lampião, deu um encontrão com ela e, caindo junto, disparou o fuzil na barriga da cangaceira. Como vinha bala demais de lá, por parte dos cangaceiros, Panta pulou atrás de uma pedra, quando outro soldado, não me lembro qual, gritou para Panta: “Acerta a diaba que ela está fugindo”. Realmente, Maria havia se erguido e correu em direção ao “estado Maior”, quando ficou numa posição cuja linha de tiro permitia Panta atirar de novo, o disparo foi efetuado e Maria caiu morta, desta vez com um tiro de fuzil nas costas. Segundo o próprio João Bezerra, Maria já estava morta quando foi degolada, não tendo valor algum o depoimento de um suposto médico que havia examinado a cabeça de Maria. Disse Bezerra em seu depoimento:”O soldado me disse, esta aí é Maria. Ela estava caída, morta, com uma perna encolhida e a outra estirada, de costas, mas com o rosto virado para o lado contrário a que eu estava. Virei o rosto dela então para o meu lado”. Portanto, este depoimento do comandante da volante liquida qualquer especulação de que Maria estivesse viva ao ser degolada.

  13. Paulo Regis Torres Ferreira disse:

    O estranho e que logo depois do massacre. .passado pouco tempo, Pedro de candida tornou se delegado de polícia …Sendo assassinado misteriosamente em 1941 …Assim também como aconteceu com benjamim Abraão em maio de 1938…E uma história que não tem mais fim. ..O tema cangaço.

  14. Edmar Schneider disse:

    Os soldados da volante ñ sabiam com quem iriam lutar. Meteram pinga neles na hora de atacar.
    Atiraram nas barracas, com metralhadora e fuzil, ninguém sabe quem matou quem. Pq será que Aniceto “Se perdeu”? Medo.

  15. Marcos dos Santos disse:

    Meu amigo,que mistureba!!!

  16. Washington Nunes disse:

    Pedro de Cândido não era aspirante , era sim coiteiro de lampião ,que junto com o coiteiro Joca Bernardo,levaram até a gruta de Angicos a volante Alagoana do Tenente João Bezerra, onde deram fim ao bando de lampião,

  17. Marcos Francisco disse:

    Na verdade Pedro de Candido junto com seu Irmão Durval de Candido ou Durval Rosa, de 16 anos na epoca, levaram a volante ate o Angicos, o Joca Bernardes foi outro coiteiro de Corisco que denuncionou Pedro de Candido a Volante do Tenente João Bezerra. o Soldado Sandes ou Santo era da Volante e o unico que conhecia Lampiao pessoalmente junto com os coiteiros e claro. so que os coiteiros sumiram no tiroteio e só foram encontrados depois do acontecido as margens do rio São Francisco.

    1. Pericles A. R. de Toledo disse:

      Não foi este o depoimento de soldados da volante presentes em Angico. Os dois coiteiros, Pedro e Durval, foram obrigados por Bezerra a acompanhar a operação, tanto que o cangaceiro elétrico foi morto por Bezerra na frente de Durval. Evadiram-se já no final da operação.

  18. Kleber Costa disse:

    Parabens a PM Alagoana por livrar o Nordeste daquele miserável Psicopata. Antes de criticar o esforço policial, deve-se ter o mínimo de conhecimento de como se deu o ataque na Grota do Angico em 1938. Uma ação que se iniciou com INTELIGÊNCIA e CONTRA INTEGÊNCIA policial para enganar a “rede” de Coiteiros que protegiam o bando. Tenente PM JOÃO BEZERRA, Aspirante PM FRANCISCO FERREIRA DE MELO e Sargento PM ANICETO RODRIGUES, Graduados no comando da ação, só cometeram um erro; NÃO CONSEGUIRAM FECHAR O CERCO TOTALMENTE. O Sargento Aniceto se atrasou e deixou um flanco aberto, por onde muitos escaparam. Sem essa falha, ao invés de 11, poderiam ter sido mais de 20. Parabéns a todos que, corajosamente, participaram do COMBATE DO ANGICO EM 1938. Em especial, ao Soldado PM SEBASTIÃO VIEIRA SANDES, O “SANTO”.

    1. Pericles A. R. de Toledo disse:

      O sargento Aniceto não “se atrasou”. O tiroteio rompeu antes que ele completasse o cerco, porque o cangaceiro Amoroso chegou perto demais de dois soldados, ao descer e encher o cantil no córrego e os soldados tiveram que atirar. Quem atirou foi o soldado Abdon. Atirou duas vezes e errou as duas, de nervoso que estava e olha que estava apenas a três metros de
      Amoroso, hein… Amoroso deu no pé e aí começou o tiroteio. Amoroso até esqueceu o fuzil encostado na pedra…

  19. Andre silva santos disse:

    Lampião foi um dos Maiores Bandidos sanguinarios da historia do brasil, um marginal, fico perplexo com pesssoas querendo romantizar, exaltar um lixo desses que matou muitas pessoas inocentes tambem. lampião e sua turma ta nos quintos dos infernos,

  20. Pericles A. R. de Toledo disse:

    Essa versão de Sandes contradiz com vários depoimentos dos integrantes da volante. Em primeiro lugar, quando muitos atiram na direção do alvo, e não é “tiro de ponto” devido a escuridão ainda presente e a fumaceira da pólvora (conforme depoimento de Sila), ninguém sabe quem matou quem. Começa que o próprio Sandes, apontou quem era Lampião porque muitos não conheciam a fisionomia do “Rei do Cangaço”. Impossível Sandes chegar a “oito metros” de Lampião sem ser descoberto. Primeiro a vegetação era muito mais fechada e o silêncio era total. O local, hoje, está muito desfigurado. Portanto não há dúvida alguma de que Sandes, antes de morrer, puxou para ele a responsabilidade, mentindo, é claro. Lampião tinha 3 balas no corpo: 1 – Esta que resvalou na bainha do punhal e entrou no abdômen; 2 – Uma no lado direito do peito, cuja marca está na faixa de suporte do bornal de Lampião até hoje; 3 – Outra no lado direito do frontal, na cabeça, que foi o tiro de misericórdia dado por Panta de Godoy. Ora, Frederico Pernanbucano de Melo alega que os outros tiram foram dados depois, o que não é verdade, pois qudno Panta atirou em Lampião, ele mesmo diz que não sabia se tratar de Lampião e Sandes chega logo depois, o que invalida esta “tese” de tiros de comemoração em Lampião.

  21. Pericles A. R. de Toledo disse:

    Essa de Frederico Pernambucano de Melo e Sandes, “posarem”, um de “matador” de Lampião e outro do “descobridor” do matador de Lampião, mostra como a vaidade é facilmente constatada neste meio. Os depoimentos cruzados entre os participantes da refrega e que são coerentes é o que vale e não depoimentos isolados.

  22. janclerques marinho de melo disse:

    3 balacos atingiram Lampiao na embocada de Angico no contexto do tiroteio que durou cerca de 20 minutos. Identificar quem atirou no Rei do Cangaco, so em sonhos. Ficou o misterio pra instigar historiadores e incautos.

  23. Flávia Mello disse:

    ISSO É UMA GRAANDE , MENTIRA!!

    NÃO FOI ELE ESSE HOMEM Q ACABOU COM O BANDO DO LAMPIÃO.

    FOI O CORONEL FRANCISCO FERREIRA DE MELLO!

    E O ASSASINO ERA O LAMPIÃO, Q ONDE CHEGAVA , TOCAVA O TERROR!

    ROUBAVA , TORTURAVA , E MATAVA QUE SE NEGASSE A AJUDÁ-LO .

    CORONEL FRANCISCO FERREIRA DE MELLO!
    É O HERÓI Q MATOU O CRIMINOSO VIRGULINO , O LAMPIÃO!

  24. Carlos Antonio de Oliveira Monteiro disse:

    Muitos só criticam os cangaceiros, sei que era bandidos, mas as volantes da época também tocava terror, ninguém gostavam deles, pois mexiam e aterrorizavam também. Tinha bandido dos dois lados.

    1. Pericles A. R. de Toledo disse:

      Não considero “assassinato” a morte de Lampião. Fora da lei. Assassinou milhões e continuaria assassinando se não fosse morto pela polícia. Agora: Bandido morto pela polícia para não continuar matando é assassinato ? Me poupe…Outra coisa, há fontes demais indicando que Lampião era protegido por coronéis e amigo de alguns deles. Como então era um “Guerrilheiro Revolucionário” ? Como então invade Queimados na Bahia e reclama da cidade em que o Juiz é um cidadão preto ? Isto contado por inúmeras testemunhas. Outra fonte: A professora Luitgardes, da USP, doutora em antropologia, de família oriunda de Santana de Ipanema, sertão: As tias dela foram aprisionadas por Lampião em troca de resgate, que foi pago e Lampião teceu enormes elogios por serem ‘mulheres brancas” e bem educadas. Esse era Lampião, que lunáticos querem apontar como “guerrilheiro” e dizem que foi “assassinado”. Um cara, conforme testemunhas e fontes, que chega na casa de uma pobre viúva em meio ao sertão, não encontra alimento e prende os testículos de um dos filhos da pobre mulher em uma gaveta, tocando fogo na casa e deixando uma faca para o rapaz cortar os testículos e escapar do fogo. Este pobre rapaz foi entrevistado pela Professora Luitgardes, que colheu o depoimento dele. Sabe: É por essas e outras que jamais seremos um país de primeiro mundo.Negamos a verdade pelo bem do “politicamente correto”, falamos sem ter base, dando opiniões no vazio..Pobre Brasil…

    2. Pericles A. R. de Toledo disse:

      Vamos analisar os motivos que cada um tinha para fazer isto, ou seja, tortura e matar: Cangaceiros: Incapazes de viver em sociedade, irascíveis, vingativos, resolveram viver a vida de bandoleiros. Por esse motivo matavam, torturavam, sequestravam, estupravam e extorquiam os pobres sertanejos e também os ricos, ou seja, qualquer um. Tinham um código de comportamento ? Tinham, mas apenas para não incentivar o ódio e o terror que os sertanejos deles já tinham.
      Policiais: Torturavam e matavam apenas os coiteiros para que denunciassem os cangaceiros. Tinham uma ação de violência com um leque muitíssimo menor portanto. Qual o motivo ? Dar combate aos bandoleiros. Quem era pior, então ?

  25. Sandra disse:

    Caraca que bagunça!!!! se vai escrever uma “notícia” se certifique quem é quem na história.

  26. Elisomar disse:

    Um bandido que muitos hoje querem o promover a herói, faz parte da história sim, mas como bandido.

  27. Alberto disse:

    Era verdade que Pedro de Cândido, depois de trair Lampião, contou para Corisco que foi a família residente na Fazenda dos Patos que traiu o líder do cangaço.

  28. Lara disse:

    A polícia na década de 1920 e 1930 na verdade melicia, eram pior que os cangaceram ou mais cruéis. O Cangaço foi uma resposta as volantes da época. Muito triste a vida do cangaço as pessoas entravam para se vigarem, ou por medo, mulheres eram forçadas e outras por vontade própria. Os moradores locais sofriam nas mãos das melicias naquela época. Já viram os relatos da ex cangaceira Dadá? Era mulher de corisco uns dos homens do bando de lampião.

  29. marcio salles disse:

    Amigo reescreva o texto quem foi amarrado até o coito em angico pra mostrar as tendas onde se encontrava os cangaceiros foi pedro de candida ,sandes era soldado e o unico que conhecia lampião pessoalmente pelo menos foi isso que li em inumeros livros…o primeiro tiro foi em amoroso mas pelo relato de alguns volantes lampião já estava na mira de sandes que efetuou o disparo fatal no rei do cangaço

  30. Jose adair disse:

    Tanto bizerra e lampeao dois covardes naquele dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fui uns dos primeiros moradores do José e Maria, Com certeza, foi no ano de 1980, mais ou menos, que…

  2. Verdade no ano de 1980, eu fui uns dos primeiros moradores do José e Maria.

  3. A vila Papelão no José e Maria foi no ano de 1980 e não 1987.