Após 8 anos, barragem sangra e melhora abastecimento d’água na cidade de Triunfo

0

No último fim de semana, a maior precipitação de chuvas (75 milímetros) registrada no município de Triunfo (PE), no Sertão do Pajeú, foi fundamental para encher a Barragem de Brejinho, que estava em colapso desde setembro do ano passado. Com a recuperação da barragem, que tem a capacidade de armazenar 283 mil metros cúbicos, a Compesa teve condições de diminuir o rodízio de abastecimento d’água para a população – ótima notícia para a cidade que, até este sábado (29) sedia a 59ª Festa dos Estudantes, um dos eventos mais importantes de Triunfo.

O novo calendário de um dia com água e oito sem já está em vigor na cidade. No mês de junho, quando a barragem começou a acumular água, o calendário era, em média, de um dia com água para 17 dias sem. A última vez que a Barragem de Brejinho sangrou foi no ano de 2009, de lá para cá, o manancial acumulou pouca água e passou por diversos períodos de colapso.

De acordo com o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Luciano Freitas, a Companhia vai administrar o uso de Brejinho para garantir que a água acumulada atenda a população de Triunfo, cerca de 8 mil pessoas (na área urbana) até o próximo período de chuvas, em 2018. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome