Após 35 anos de espera, comunidade do N-9 ganha posto de saúde

2
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Fundada em 1986, a comunidade do N-9 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, na Zona Rural de Petrolina, nunca teve um posto de saúde exclusivo para seus moradores. Finalmente, após uma espera de mais de três décadas, a estrutura aguardada começa a atender as famílias da região. A Unidade Básica de Saúde (UBS) foi inaugurada pelo prefeito Miguel Coelho nesta quinta (25), numa solenidade restrita por conta da pandemia de Covid-19, e que contou com a presença dos deputados Fernando Filho (federal) e Antonio Coelho (estadual), além de vereadores da base aliada.

O novo posto estará aberto, de segunda a sexta, para atender cerca de 3 mil moradores do N-9, que antes precisavam se deslocar para o bairro Pedra Linda, distante 5 km da região. A nova unidade médica contará com salas de vacina, procedimentos e curativos; consultórios e assistência farmacêutica; além de recepção e banheiros.

Este foi a 19º posto inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho, dentro de uma estratégia de descentralização do serviço para aproximar o atendimento de saúde das comunidades, principalmente, as mais isoladas. No discurso de agradecimento à equipe da prefeitura responsável pelo posto, o gestor ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde e do serviço próximo dos bairros.

Essa pandemia nos mostrou o valor do SUS. Agora temos uma noção melhor do quanto é necessário ter um política pública de saúde gratuita e universal. Por isso, sempre defendi a proximidade dos profissionais de saúde junto às famílias, da necessidade de abrir postos de saúde em todos os bairros e regiões. Nossa meta é, agora, abrirmos 4 ou 5 novos postos por ano para garantir que todos tenham acesso ao que mais importa, a saúde“, afirmou o prefeito.

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

2 COMENTÁRIOS

  1. Rapaz 30 anos para abrir um posto de saúde, quem foi os prefeito que já passaram pela prefeitura neste período,todos incompetentes, agora claro que tá chegando um nova eleição tem que tentar enrolar os eleitores.

  2. Não adianta abrir postos é não pagar o que é lei, o que é de direito, que é pagar o adicional de insalubridade dos profissionais de saúde que foram convocados no último concurso.
    Durante toda pandemia, esses profissionais tem levado na raça todos os anseios da população. Agora, Senhor Prefeito, se digne de honra-los pagando o básico que é o que está lei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

11 + 10 =