Após 2 anos sem acontecer, 6ª Feira de Juremal atinge objetivos

por Carlos Britto // 15 de maio de 2022 às 16:55

Foto: Samuel Fereira/Ascom PMJ

Após dois anos sem ser realizada em virtude da pandemia de Covid-19, a 6ª edição da Feira de Juremal, distrito da Zona Rural de Juazeiro (BA), alcançou todos os objetivos. O evento teve início na sexta-feira (13) e foi encerrado neste domingo (15).

O momento foi de reencontro entre as comunidades locais e de outros municípios, trocas de experiências, celebração à caprinovinocultura da região e às tradições culturais locais. Além das baias com animais, 30 estandes estiveram disponíveis para visitação, com ampla variedade de alimentos, produtos artesanais e venda de materiais agrícolas.

Em sua fala ao público do evento, na abertura, a prefeita Suzana Ramos enfatizou sobre a importância dessa festa tradicional para o desenvolvimento rural do município. “Ver o entusiasmo do agricultor, melhorando suas condições de produção, faz reforçar o nosso compromisso com o homem e a mulher do campo e a realização da Feira fomenta esse crescimento da nossa agricultura local e regional“, afirmou.

A realização da Feira também tem o reconhecimento dos maiores interessados. Representando o distrito de Abóbora, o produtor de caprinos leiteiros, Francinaldo Honorato da Silva, tem animais premiados nacionalmente, e considera o evento importante para a valorização da pecuária local. “Serve para mostrar que na região nós temos animais de genética avançada, animais de ponta”, ressaltou.

Além da exposição e comercialização de animais, a Feira contribui para o crescimento do pequeno produtor com o acesso a conhecimentos produzidos em escolas e universidades, através dos estantes de pesquisa científica montados no espaço do evento. “O papel da universidade é produzir e compartilhar conhecimento e, a partir do momento que a gente traz nosso estudo de uma forma resumida e simplificada, os produtores vão poder acessar essas informações“, explicou Noedson Freitas, estudante de agronomia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Encerramento

Encerrando a programação desta 6ª edição do evento, neste domingo, os produtores e parceiros participaram de um café da manhã, com a presença da prefeita. Logo após, foi realizada a terceira ordenha do torneio leiteiro e a inscrição dos animais para o torneio de pista, seguido do julgamento e entrega da premiação desta competição. Para fechar a festa, as atrações musicais ficam por conta de Quél Barreto e Skema 02.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.