Aplicativo permite que população acompanhe abastecimento d’água e saneamento básico nos municípios

1

A Agência Nacional de Águas (ANA) desenvolveu aplicativo que mostra a situação de abastecimento d’água e tratamento do sistema de esgoto em todos os municípios do país. O aplicativo Atlas Água e Esgotos está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

Além disso, o aplicativo reúne estudos que vêm sendo feitos pela ANA desde 2006, mostra os serviços que foram adiantados e os que estão atrasados, e o investimento necessário para que o atendimento chegue a toda a população.

Os gráficos e ilustrações exibem os caminhos que os dejetos percorrem, tratados ou não, até chegar ao destino final. Também é possível identificar se a rede produtora de água é suficiente ou se há necessidade de ser ampliada para atender a demanda atual. Na região Nordeste o aplicativo permite verificar, em tempo real, o nível de cerca de 500 reservatórios monitorados pela ANA.

É possível por meio desse diagnóstico o cidadão ter noção de como é a prestação de serviço no seu município, e a que tipo de vulnerabilidade ele está sujeito para, a partir daí, cobrar dos seus dirigentes uma melhoria nesses serviços”, comentou Carlos Alberto, especialista em Recursos Hídricos da ANA.

1 COMENTÁRIO

  1. Vai mostrar também que somente 50% dos lares brasileiros têm acesso ao saneamento básico? Um verdadeiro atentado à saúde, a qualidade de vida e a dignidade das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome