ApexBrasil lançará ação inédita para qualificar empresas e exportadores da região

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2022 às 08:53

(Foto: Divulgação)

O setor de frutas do Brasil será foco, nesta quarta-feira (17), de duas importantes ações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Será lançado uma modalidade inédita do Programa de Qualificação para Exportação, voltada especificamente para este segmento da agricultura, o Peiex Agro Frutas. A Agência também vai assinar novo convênio para a continuidade do Projeto Setorial Frutas do Brasil.

A cerimônia será realizada no Centro de Excelência da Fruticultura, em Juazeiro (BA), às 10h, e contará com a presença do presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, o prefeito de Petrolina (PE), Simão Dourado, o presidente licenciado da Abrafrutas, Guilherme Coelho, a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado – além de outras entidades e convidados.

O Peiex é o Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil que atende empresas de todos os portes e setores. Em função do potencial de algumas áreas específicas da agricultura, elas receberão atendimento especializado, como é o caso das frutas. Realizado pela ApexBrasil em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o Peiex Agro Frutas será implementado pelo Núcleo Peiex Petrolina, que é executado através de convênio com a Faculdade de Petrolina (Facape). O programa vai acolher empresas e produtores de todo o país por meio de atendimento online, gratuito e customizado.

Na mesma cerimônia, o Projeto Setorial Frutas do Brasil terá o convênio renovado para até 2024 com investimento de R$ 9.486.862,83, sendo 51% da ApexBrasil e 49% da Abrafrutas.  Oriundo de parceria entre as duas instituições desde 2014, o projeto tem como objetivo promover as exportações de frutas brasileiras por meio de ações direcionadas a mercados estratégicos, fortalecendo a imagem do setor e apoiando os exportadores na participação de feiras, rodadas de negócio e eventos internacionais. Durante a cerimônia, duas empresas que já participam do projeto vão compartilhar suas experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.