Apenas veículos equipados de fábrica poderão circular com faróis de xénon, segundo Contran

por Carlos Britto // 25 de junho de 2011 às 09:06

Quem tem veículo com faróis de xénon (aqueles que emitem uma intensa luz azulada), é bom ficar atento. Apenas os carros saídos de fábrica com esse tipo de equipamento é que poderão circular pela ruas. Em Petrolina, por exemplo, não são poucos os veículos equipados com faróis de xénon – e muitos deles foram colocados depois.

A proibição do equipamento partiu do Conselho Nacional de Trânsito, através da Resolução n° 384, e está em vigor desde o início de junho. O Detran chegou a autorizar a implantação dos faróis de xénon, mas agora somente são aceitos os veículos de fábrica – o que não deixa de ser uma incoerência.

Se é para proibir, já que o equipamento é criticado por ofuscar a visão dos motoristas e aumentar o risco de acidentes, a lei deveria valer para todos os veículos. Mas, além desses, apenas os veículos que realizaram a troca e possuem Certificado de Segurança Veicular (CSV), emitido pelo Detran, estão autorizados a circular com esse tipo de farol – pelo menos até o sucateamento do dispositivo.

Quem descumprir a regra estará cometendo uma infração grave e acumulará cinco pontos na carteira de habilitação. O valor da multa é de R$ 127,69. Também foi proibido o uso de adesivos, películas, pintura e qualquer outro material nos dispositivos de iluminação dos veículos. (foto/reprodução Google)

Apenas veículos equipados de fábrica poderão circular com faróis de xénon, segundo Contran

  1. Watergate disse:

    Nao é incoerência. O xenon colocado em equipadoras chega a ser 3 vezes mais forte que o de fabrica. Sem contar que o de fabrica tem estudo e projeto, nao sao Iguais a essas latas velhas em que o farol vale mais que o carro.

  2. joao antonio disse:

    Não a incoerência, veículos de fábrica vêm com sistema de ajuste automático do facho luminoso ligado à suspensão, a direção da luz será sempre corrigida para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido oposto.
    O perigo está na famosa “adaptação”, com isso, o xenon se popularizou e é visto em todo tipo de carro, até nos carros antigos e populares.
    Não é todo tipo de farol que aceita o sistema sem ofuscar completamente quem vem no sentido contrário.
    Lembrando que a partir desse ano todo carro que sair de fábrica com o xenon, deve ter obrigatoriamente lavador de farol, para evitar que a sujeira desvie o facho.
    Exemplo : Quem pede o opcional no Jetta e C4, leva, alêm das lâmpadas, projetores, lavador e regulagem automática de altura do facho. Uma grande diferença em relação aos sistemas simples, mostrando que é bem mais que só trocar as lâmpadas.

  3. Snoop disse:

    E até agora não vi blitz pra coibir isso. Continuo sendo cegado por esses boçais.

  4. sanfranciscano disse:

    Fim ao xenom, não importa de onde venha. Essa luz incandeia os motoristas que vem em sentido contrário. A solução é usar luz alta toda vez que se topar com esses idiotas pra ver se aprendem a s!e civilizar!

  5. Esta lei não pega! disse:

    Odeio quem usa xénon. Mas esta lei não pega.
    É igual a lei do “insulfilm”: O cara coloca uma película acima do permitido. Os guardas vêem e fazem o que? NADA!!!

  6. Watergate disse:

    Aí em vez de 1 cego, teremos 2 cegos indo de encontro.
    Grande educação a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários