Anunciados filme selecionados e oficinas para 5ª Mostra Pajeú de Cinema

por Carlos Britto // 20 de abril de 2019 às 21:37

A Mostra Pajeú de Cinema anunciou na quinta-feira (18/4), os filmes selecionados para a sua 5ª edição. No total, 61 curtas e sete longas-metragens brasileiros serão exibidos em 15 dias de programação em quatro municípios do Sertão do Pajeú. Uma das novidades deste ano é a inclusão de Carnaíba no circuito de exibição de curtas, ao lado de Iguaracy e Ingazeira, enquanto o público de Afogados da Ingazeira poderá assistir curtas e longas no Cine S. José, cinema de rua original de 1942, especialmente reativado para o evento.

Viabilizado pelo Funcultura/Governo de Pernambuco e organizado pela Pajeú Filmes, a 5ª MPC será realizada de 3 a 18 de maio.  A programação completa com horários, mostras e demais atividades de formação serão divulgadas no fim de abril.

Entre os destaques da programação estão os longas pernambucanos “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”, de Marcelo Gomes (que estreou em fevereiro no Festival de Berlim e ganhou prêmio da crítica, mais menção honrosa no festival É Tudo Verdade); “Azougue Nazaré”, de Tiago Melo, que estreou ano passado no Festival de Rotterdam; e “Mateus”, novo documentário de Déa Ferraz (com a atriz e brincante Odília Nunes), que faz sua estreia na 5ª MPC.

A curadoria da 5ª MPC é formada pelo pesquisador e crítico André Dib (Afogados da Ingazeira, sessão acessível e matinês) e pelos diretores da MPC, Bruna Tavares e William Tenório (Carnaíba, Iguaracy e Ingazeira).

Oficinas

Este ano mostra contará com a Oficina de Crítica Cinematográfica com a jornalista e professora sergipana Suyene Santos, que nos dias 10 e 11 discutirá em Afogados da Ingazeira as diferentes formas de crítica e o contexto do ofício no cenário contemporâneo do cinema. Suyene é mestre em comunicação pela UFS e especialista em jornalismo cultural pela Universidade Tiradentes (UNIT). Trabalhou como repórter do Jornal da Cidade (SE), comanda o site Bangalô Cult (criado como blog em 2008) e é repórter do Jornal CINFORM (SE). As inscrições para a oficina de crítica estão abertas e seguem até 26 de abril, pelo site da 5ª MPC. Já a “Oficina Rápida de Cinema Ligeiro” será ministrada em Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy pela realizadora pernambucana Eva Jofilsan e que contempla as possibilidades estéticas das vinhetas audiovisuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários