Autor de uma emenda individual de R$ 500 mil para o Hospital Dom Tomás (HDT) de Petrolina, o deputado estadual Antonio Coelho (UB) demonstrou toda sua indignação com os problemas enfrentados pela unidade médica devido a questões financeiras. O parlamentar voltou à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta semana, para denunciar a suspensão dos procedimentos cirúrgicos no HDT por conta da falta de pagamento dos repasses – de responsabilidade do governo do Estado.
Antonio classificou a postura da gestão estadual como uma “afronta, um grande descaso”, por não estar tratando o câncer com a prioridade que deveria ter.
“Recebi essa notícia alarmante de Augusto Coelho (diretor do Dom Tomás), informando que as cirurgias do hospital estão suspensas devido à falta de repasse dos recursos devidos pelo Estado. Essa situação prejudica o funcionamento da instituição, que é uma referência nacional no tratamento oncológico. O Dom Tomás proporciona um tratamento humanizado, de alta tecnologia, seja na quimioterapia, como, muito em breve, também o será na radioterapia“, destacou o deputado.
Para reforçar a importância da unidade hospitalar não só para Petrolina, mas todo o Estado, o parlamentar sublinhou que, apenas em 2024, o HDT ofereceu mais de 480 mil procedimentos médicos, entre consultas, cirurgias, mamografias e tantos outros tratamentos que a unidade de saúde pôde ofertar. Serviços, esses, frisou o deputado, que vêm transformando milhares de vidas, inclusive, representando para muitos a última e melhor esperança para o prolongamento da vida e, claro, a busca pela cura definitiva.
Defasagem
Antonio Coelho revelou que já vinha se preparando para fazer um pronunciamento a respeito da defasagem no valor dos repasses que vinham sendo realizadas ao HDT pelo governo estadual, pois, os tratamentos que o hospital faz, de fato, são muito superiores aos repasses correspondidos pelo governo.
“Se a defasagem já colocava em risco os serviços prestados pela instituição, o que nós temos aqui, hoje, é uma realidade para ficar ainda mais preocupado e indignado com esse atraso indevido, desde dezembro, com os repasses que a gestão estadual deve ao Hospital Dom Tomás“, alertou o parlamentar. “A nossa indignação não é apenas nossa, mas representa a indignação de centenas de milhares que dependem do Hospital Dom Tomás“, completou, cobrando, na sequência, que essa demanda urgente seja encaminhada não só para a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas também à governadora Raquel Lyra.



Ele aproveita que tem dinheiro sobrando e faça a doação.
Seria exemplar uma doação por parte da classe politica. Quem tem mais, doa mais. Serviria de bom exemplo pra toda sociedade.
agora que esse politico vem aparecer , nem aqui mora e um fantasma da politica
Concordo plenamente. Só que faz nem medo abrir a mão. Só sabe falar
Como mts fizeram pix pra o inelegível o improvável. Poderiam fazer essa gentileza de fazer pix pra entidade