Antiga estação Ferroviária de Rajada está entregue ao descaso, lamenta comunitário

4

estação ferroviária de rajada0103A antiga estação de trem do distrito de Rajada, na Zona Rural de Petrolina, é feita de um rico passado. Mas nos dias atuais, está fadada ao descaso.

Inaugurada em 1923, a linha ferroviária ligava Petrolina a Teresina (no Piauí), passando pelo extremo-oeste de Pernambuco e subindo pelo sul do Piauí.

Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina e, em 1941, foi incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB) e passou a fazer parte da linha-centro. Os trilhos só levavam até Rajada, que na época era um vilarejo no meio do nada.

estação ferroviária rajadaHoje a antiga estação esta completamente abandonada. Uma pena.

Para o comunitário Joriel Borges, que enviou um e-mail ao Blog, não seria nada mal se a prefeitura fizesse uma reforma na estação, para que futuras gerações de rajadenses nunca se esqueçam do seu passado.

A história de Rajada está aqui nessa estação. É lá onde tudo começou. Todos os moradores consideram isso um desrespeito”, desabafa.

4 COMENTÁRIOS

  1. Na realidade toda vida esteve,nem o prefeito que era de lá fez alguma coisa por ela.Toda vida foi jogada pra baratas ratos formigas,cabras,jumentos morcegos e outras coisinhas a mas.

  2. cabe também as moradores de Rajada se movimentarem, vamos acabar com essa, de só o poder público é quem deve fazer as coisas. Não defendo politico nenhum, mas devemos dar bons exemplos

  3. Pior é estação de Pau-Ferro que foi totalmente destruída, dizem por lá, que antigos ferroviários levaram para suas fazendas da época tudo que puderam levar.

  4. É lamentável o poder publico não dar a importância de um monumento histórico como esse. Meu pai, Joaquim Justiniano de Souza, maquinista por 40 anos na estrada de ferro Petrolina-Paulistana, foi um dos pioneiros dessa ferrovia, morreu já aposentado em 1959. A sua locomotiva a de nº17 foi cortada a maçarico juntamente com as outras nos anos 60 para o ferro velho. Eu era um menino e presenciei esse trabalho que hoje eu chamaria de crime contra patrimônio histórico dessa estrada de ferro. Hoje, na nossa cidade de Petrolina, era para estar junto a estação ferroviária uma composição com uma locomotivas e alguns vagões ou carros atrelados entre si fazendo parte da historia e desenvolvimento da cidade. Foram desmoronados todos grandes prédios que faziam parte da ferrovia, por sorte não foi desmoronado a nossa estação ferroviária como fizeram criminosamente com a estação ferroviária de Juazeiro-Ba. Faltou políticos sensíveis ou com conhecimento do valor que a ferrovia representava para a região.

    NILSON

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome