ANA alerta que reservatório de Sobradinho pode verter neste mês

por Carlos Britto // 23 de abril de 2009 às 22:00

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou nesta quinta-feira (23) que o reservatório da usina hidrelétrica de Sobradinho (BA), no rio São Francisco, poderá verter água ainda este mês. Ele está com 96,82% do seu volume útil (informação de ontem dia 22) com água. Os técnicos da ANA, segundo a assessoria de imprensa, estão em conjunto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) acompanhando as operações do reservatório nos próximos dias. A agência enviou um ofício nesta quinta-feira informando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e as secretarias estaduais de recursos hídricos de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe sobre a situação.

A partir de amanhã (24), segundo a Chesf (agente responsável pelas operações de Sobradinho) informou a ANA, haverá um aumento gradativo na vazão defluente do reservatório, que atingirá o valor de 4.000 metros cúbicos por segundo, no dia 29 de abril. Isto poderá afetar algumas áreas do São Francisco, como o Balneário da Ilha do Rodeador, em Juazeiro (BA). O reservatório localiza-se a aproximadamente 40 quilômetros rio acima de Juazeiro, na Bahia e de Petrolina, em Pernambuco.

Fonte: O Globo

ANA alerta que reservatório de Sobradinho pode verter neste mês

  1. Watergate disse:

    Bem que poderiam avisar dia e hora em que vao abrir as comportas.
    Gostaria de estar la!

  2. Opara disse:

    Seria bom que o blog procurasse os responsáveis pela Hidrelética de Sobradinho, para expliar porque a vazão passou o ano todo com um nível muito abaixo do normal. Digo isso porque tenho uma chácara na beira do rio… e observo a altura da vazão. Agora vão prejudicar mais uma vez os ribeirinhos por uma cautela sem explicação. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *