Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Petrolina garantem que sabiam o tema da redação antes mesmo dos portões serem abertos no segundo dia de provas, segundo uma matéria publicada do pe360graus desta terça-feira. A aplicação do exame aconteceu neste sábado (6) e domingo (8).
Segundo o site, a suspeita de fraude no Enem surgiu depois que estudantes do município procuraram o professor de redação Marcos Freire (foto) para esclarecer dúvidas sobre o tema de redação. O professor estava em um dos pontos de apoio aos candidatos em frente a uma escola.
“Os alunos chegaram perguntando como eles fariam uma redação se o tema fosse trabalho e escravidão. Eles disseram que o tema tinha vazado. Como professor, eu fui trabalhar com eles, discutir o tema, ver que teses eles poderiam construir em cima disso”, disse o professor.
De acordo com os candidatos, a prova com o tema da redação teria vazado do Piauí. E mesmo antes das 11h, meio-dia no horário de Brasília, estudantes que aguardavam os portões dos locais de prova serem abertos em Petrolina já sabia sobre o que iriam escrever na redação.
Um estudante que fez o Enem explica como soube do tema da redação. “Eu ouvi boatos de alunos que chegavam para fazer a prova. Eles diziam que tinha vazado uma prova e o tema era trabalho e escravidão. Então, eu procurei os professores, fui pedir para eles falarem um pouco sobre o assunto. Isso por volta das 11h. Eu sofri um impacto na hora da prova. Quando eu abri a primeira página, eu vi que o boato era verdade. Foi complicado. A gente se preparou o ano todo para isso”, contou.
O tema da redação este ano foi o trabalho na construção da dignidade humana. O trabalho escravo foi o título de um dos textos de apoio. O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Petrolina, Dárcio Dias , disse que, se a fraude for comprovada, o exame pode ser anulado. “A primeira questão é comprovar efetivamente se houve fraude. Havendo a fraude, a medida é procurar um órgão competente no sentido de denunciar. Confirmada essa hipótese, o certame estaria maculado e passível de anulação total”, explicou.
O ministro da educação, Fernando Haddad, afirmou, na segunda-feira (8), que o Ministério não trabalha com a hipótese de anular o exame e também não deverá refazer as provas.



Piada, que sabiam o que, corta essa meu.!
Boa tarde Carlos Britto entro em contato com você por meio desse comentário pois não encontrei outra forma.
Venho pedir sua ajuda em nome de todas as pessoas aprovadas no concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco, realizado em 2008.
O governo mostra-se indiferente aos aprovados e reservas. As vagas existem (e não são poucas), aprovados suficientes para essas vagas também existem (assistentes, técnicos e professores) mas o secretário insiste em colocar contratados.
Basta o governo tomar a iniciativa e preencher as vagas com os concursados, essas vagas que por sinal, somos nós que temos o direito de assumir
Carlos Britto por favor nos ajude!! Isso é um absurdo.
Obrigado
O ENEM, o INEP e o MEC estão desmoralizados. Pior para educação e para a imensidão de alunos que se preparou uma vida para esse momento.
Esta foto não e Dacio e sim de professor Marquinhos
Não acredito em vazamento. Pode terem comentado e por coincidência saiu o tema. Agora professor que falou demais vai ter que se explicar com a Polícia Federal.
Marquinhos, que blefe com sua foto hem?
Endosso os protestos haja vista que no ano passado também sofremos com fraudes e adiamento da avaliação.
Este ano teve de tudo:jornalista com celular, ‘dando furo’ on line, desorganização no caderno de provas, gabaritos no cartão-resposta invertidos e precipitação do tema da redação.
É preciso que a justiça apure, com celeridade e rigor a fim de minimizar os danos já causados às escolas, aos preparatórios, aos professores e principalmente aos alunos.
Acho que somente como inquérito na Polícia Federal que essas pessoas saberão o quanto é custoso a diferença entre provar um suposto vazamento de um tema genérico como trabalho e…. e trabalho e….., daí poderemos ter uma verdade mais simples que é um processo por calúnia e difamação.
O ENEM está desmoralizado, sem credibilidade, sem uma ação do ministério da educação que reverta está situação vexaminatória.
Ainda bem que o LULA não sabia de nada!!
A ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTE SECUNDARISTAS DE SOBRADINHO “AMES” TEVE O TRANPORTE PARALISADO HOJE POR FALTA DE REPASSE DA PREFEITURA PARA CUSTIAR PARTE DAS DESPESAS, QUE JA VEM A MAIS DE DOIS MESES, E OS ALUNOS DO IF-SERTAO E SENAI QUE SÃO CURSOS PROFISSIONALIZANTES ESTÃO EM PERÍODO DE PROVAS E PODERAM COMPROMETER O ANO LETIVO. POR FALTA DE COMPROMISSO POR PARTE DA PREFEITURA DE HONRAR O SEUS COMPROMISSOS. ISSO É UMA VERGONHA PARA O PODER PUBLICO. AUTORIDADES CONTITUIDAS NOS AJUDEM A ESTUDAR!!!QUEREMOS GARANTIR O NOSSO FUTURO E DE NOSSA GENTE!!!
Eu recomendo um tema para a redação da próxima prova do ENEM: O ENEM COM SUAS FRÁUDES E FALHAS.
Minha gente isso faz vergonha, desde o ano passado que vem surgindo no Enem esses tipos de problemas. Já não bastavam os erros com provas e gabaritos agora surgem questões de vazamento do tema da redação antes de serem realizadas as provas.
Novas provas terão que ser feitas, ou seja, um novo Enem, só que dessa vez com seu sigilo e atenção redobrados para que não haja falha.
sempre digo, mais nunca acredita.
todo mundo sabe das fraudes de petrolina e juazeiro. o negocio e que todos fecha os olhos.