Alunos da Facape vão protestar e prometem não pagar reajuste das mensalidades

42

Alunos1

Alunos2Os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) reuniram-se na noite de quarta feira (22). Os alunos não digeriram o aumento de mais de 15% das mensalidades e decidiram protestar e não pagar.

Os estudantes discordam do valor do aumento e cobram transparência na prestação de contas da faculdade.

 “Não tem portal da transparência, sabemos que tem professor ganhando salários altíssimos em detrimento de outros, que ganham muito pouco. Não há inadimplência, já que para passar para outro período os atrasos têm que ser quitados e não há justificativa para o alto índice no aumento”, afirmam os estudantes.

Os alunos questionam ainda a falta do cumprimento do plano de metas acertado no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual.

“Muito pouco foi cumprido. Não existem câmeras, a obra do estacionamento não termina, não tem quadra poliesportiva, só pra citar alguns pontos. Vamos ao Ministério Público solicitar ajuda”.

 Um outro ponto levantado diz respeito a um possível aumento diferenciado para certos cursos, no qual uns pagariam mais e outros menos.

Pela redes sociais os estudantes já anunciam uma paralisação e um protesto para esta sexta-feira (24) em frente a Facape.

42 COMENTÁRIOS

  1. Exigimos já o o portal da transparencia, e imediata extinção desses cursinhos Deficitários que só servem para encher linguiça e jogar as ja combalidas contas da FACAPE no vermelho.
    Como pode um curso com 5 alunos, 50% deles inadimplentes pagar os custos de 5 professores ?
    precisam ser extintos e sua estrutura disponibilizada para cursos mais atraentes como Direito, Administração, Medicina, Engenharia, ou muitas outras opções que trariam profissionais realmente uteis para a região.

      • Ja conversei com Remigio e o pessoal do DCE,sobre o assunto, e os 14 alunos que restam nesses cursos vão ser transferidos para a UNOPAR ja no próximo semestre.
        Metade dos problemas da FACAPE serão resolvidos com isso.

        • Um grande problema da Facape seria revolvido com a sua expulsão da instituição. Vc me parece uma menina medíocre e que procura soluções para problemas em lugares errados e de maneiras equivocadas.
          Tenho certeza que deve ser uma complexada e, por algum motivo, acha-se superior a algumas pessoas.
          Vc mostra não ter o mínimo de ética, moral e respeito.
          Seja mais descente e mais unida aos que, como vc, também paga param para ajudar a manter a instituição.

      • A gente estuda em um faculdade “pública”, e não em um faculdade particular, o que era pra pagarmos, seria um taxa, e não uma mensalidade, entendeu agora qual o problema? e mesmo que fosse particular, qual o problema do protesto? se existem mensalidade de 2000 em outra cidade, problema das outras cidades, nossa realidade é outra.

    • Caso você não saiba minha querida!!
      Os cursos de Comercio Exterior e Turismo para nossa região são mais importante que Direito!!!
      E que Advogados, Médicos, Engenheiros e Administradores tem um monte por ai e o mercado está saturado, já Comercio Exterior o mercado está em expansão.
      E um conselho da próxima vez que você pensar em fazer um comentário desse se informe DIREITO para não sair falando idiotice e absurdos de coisa na qual você não possui informação!!

    • Ridícula essa sua opinião! Nem me preocupo tanto com você por que sei que pessoas de caráter de baixa categoria que nem o seu não leva ninguém a lugar nenhum. Apenas sei, que sou melhor que você em tudo que faço, essa sua opinião só mostra que você e alguns demais não tem capacidade para ser Bacharel de Direito! Se ponha no seu lugar.

  2. Brito, como vc tem influência, deveria chamar os vereadores da camara municipal de petrolina para prestigiar o ato e convocar a imprensa todinha..

    Vc ja ajudou ate aqui né? ajuda mais um poquinho..

    e te agradeço por tudo, o dce n faz nada, tem alguns que n merecem ouvir isso mas são um bando de alienados..

  3. Sugestão à equipe do Blog: Enquanto jornalismo sério, vocês deveriam analisar se a informação de firmação de acordo entre Faculdade e estudantes procede, pois há comentários de que houve um TAC – Termo de Ajuste de Conduta firmado entre FACAPE, MP e DCE, formalizando o aumento de 15% nas mensalidades. Se for verdade, não entendo o porquê de o DCE estar fazendo tanto barulho.

  4. Concordo plenamente com a mobilização, é um absurdo uma faculdade que é autarquia querer cobrar uma mensalidade tão abusiva. Parabéns pela iniciativa do dce e que os alunos realmente participem. O que está acontecendo que o prefeito de Petrolina está desviando dinheiro da autarquia, para pagar as contas da prefeitura. Quem realmente paga suas mensalidades se sentem altamente lesado com esse aumento.

  5. Ridicula é o seu comentário viu moça, vim colocar minha opinião aqui também. É por isso que os nossos cursos não são valorizados, pq tem “pessoas” como você que fala o que não sabe. Só acho que deveriam era dar VALOR AO CURSO DE COMEX.

  6. Verlania, e demais pessoas q criticaram os cursos COMEX, TURISMO E SECRETARIADO, vc só pode ser uma pessoa frustrada na vida PESSOAL e PROFISSIONAL q está tentando descontar seus problemas em cima dos outros, querida ninguém é melhor q ninguém e outra se curso determinasse quem seria os melhores, tenho certeza q

    • Todos os cursos são importantes para as pessoas. Se você se dedicou a sua opção e realmente, se qualificou para tal, independente de sua escolha, você terá grandes chances no futuro, pois o mercado oferece oportunidades para todos os profissionais qualificados.

  7. Eu pensei que esse protesto seria para ir de encontro com o reajuste da mensalidade, não para ferir os demais cursos. Verlania, se não lhe informaram, nós iremos lutar sobre a mensalidade, e não sobre a extinção dos cursos que por sua visão, não tem influência no mercado de trabalho. Saiba de uma coisa, o mercado está em busca de excelente profissionais, quantos advogados estão ai desempregados? Isso mostra, que seu futuro título de DIREITO, não colocará dinheiro no seu bolso, mas sim sua capacidade. Assim como qualquer outro profissional.

  8. Minha nobre colega, se é que posso chama-la de nobre! Faço o curso de Comércio Exterior na Facape, o terceiro melhor do Brasil. E também curso DIREITO NA UNEB, com intuito de um futuro próximo ter algo que com certeza vc não terá, um diferencial. sabe pq? Pessoas bairristas, de cabeça pequena, que se acham grande, Graças a Deus permanecem no mesmo buraco de sempre. Lamentável saber que existem ainda pessoas limitadas e Desinformadas.

  9. vc não seria uma, vamos ver quem estará realizado daqui a alguns anos…. Vc merece é trabalhar na roça, com a cara no sol o dia todo oq ainda é mt digno pra vc. Faço comércio exterior por opção e por que sou APAIXONADA pelo curso, ao contrário de vc! Procure algo útil pra ocupar sua mente vazia e limitada, ao invés de ficar denegrindo a imagem de quem não tem nada haver com seus problemas. #ficaadica!

  10. Uma pobre coitada, sem estudo, sem carácter. Procure estudar mais e ter conhecimento sobre os cursos que você tanto pisa. Garanto que você não tem nem capacidade de entrar em um mercado de trabalho!
    Faço COMEX e sou apaixonada pelo meu curso. Tenho orgulho de cursa-lo. Ao invés de você focar ai denigrindo os cursos (comex, secretariado e turismo), procure estudar e se educar para ver se você consegue pelo menos ser alguma coisas na vida!
    VOCÊ É SIMPLESMENTE RIDICULA.
    Pessoas como você são dignas de PENA!

  11. Só não entendi essa parte ai dos 5 alunos ! Faço COMEX e na minha sala tem 41 alunos, então se você não sabe não generalize. Ridiculo são os seus comentários, vamos apurar as noticias pra depois vir aqui postar “MERDAS” . ME POUPE VIU FILHA ! :s

  12. Verlania, a sua ignorancia me constrange! Eu curso COMEX, e ela foi a minha primeira opção, passei em ADM na UNIVASF, mas minha preferencia foi COMEX.. e agr farei os trancos e barrancos para conciliar ENG. DE PRODUÇÃO NA UNIVASF e COMEX,ao contrário do que seu cerebro atrasado pensa há muito mais área para COMEX, SEC E TURISMO do que você imagina, quantos advogados por ai sem emprego, sem moral e sem ética existem? Milhares. E você me parece que se incluirá neste grupo, porque não sabe nem respeitar as escolhas dos outros,como será advogada, defensora dos direitos e deveres? Deixe de ser idiota e recolha-se a sua insignificância, por favor!!

  13. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, pipipipipi OLHA O RECALQUE ! MOÇA se eu fosse você iria EMBORA, “CÊ” ta vendo que aqui você é MINORIIA GATA ! aceite que dói menos :*

  14. Bom preço? Hahahahaha! Conhecia Bompreço. Então vamos lá…Primeiro: UNEB bloco de carnaval para pessoas frustradas que não conseguem passar. Segundo: Cursinhos de português ajudam muito o ser a não passar vergonha em público. Terceiro: Segundo foi informado pela nossa querida amiga: “Segundo pesquisas recentes, 90% dos alunos de COMEX estão cursando como segunda opção porque nao conseguiram passar em ADM.”, Forneça a fonte dessa pesquisa. Porque todas as pesquisas são baseadas em fatos e não em hipóteses. Ps: Passei em primeira opção nos DOIS CURSOS! Quarto e último: Retiro-me dessa ” Discussão”, pq não sou capaz de regredir o meu nível intelectual. Fuck my dear! Qualquer dúvida, existe o google tradutor.

  15. Verlânia (se esse for realmente o seu nome), só para sua informação, minha primeira opção na facape foi DIREITO e a segunda COMEX, PASSEI EM DIREITO mas pedi que me transferissem para COMEX. Porque? Como minha nobre colega, Mariana Guerra informou, DIREITO é um curso que está saturado no mercado de trabalho. E particularmente me identifico com o curso de Comércio Exterior. Este, como qualquer outro curso não terá retorno se não houver alunos interessados, com a mente aberta a novas possibilidades de ensino. Não é porque uma pessoa faz Direito, que terá retorno financeiro, esta informação se confirma pela quantidade de advogados, mal remunerados pela incapacidade que tem de advogar e principalmente pelas limitações. Antes de agredir alguém ou a algum curso, se posicione como uma cidadã de respeito, dando respeito. Você não é melhor do que ninguém. E nem seu curso é mais vantajoso que os outros. Se for um bom estudante e um bom profissional, será um empregado bem remunerado! Tenho pena de você que desvaloriza a profissão alheia, qual o mal de ser caixa de BOMPREÇO? Pelo menos é uma profissão digna! Com certeza não será um advogado MAU CARÁTER. E outra, se estiver cursando Direito, deveria se atualizar nas notícias mundiais e saber que os produtos importados que usa, querida, são todos regulamentados por profissionais de cursos PARA ENCHER LINGUIÇA, como citou.
    Não esquecendo que o dono da rede CARREFUR é formado em COMÉRCIO EXTERIOR e ganha mais dinheiro que todos os advogados da região!
    Ai, como você é tão limitada e, coitada, tem uma mente tão pequena e vazia! Procure atualizar-se, Ok? E se quiser, pode ir na FACAPE me procurar. Teremos uma discussão de alto nível.

  16. Facape se não abrir o olho bem vestibular mais terá pois foi reprovada peli mec enade junto com outra particular au de Juazeiro, acho que alunos têm que se unir junti com a sociedade e exigir transparência em tudo pois a Faculdade deixa a desejar e aluno ali é tratado como burros nas reuniões dos professores que na realidade é principalmente a administração é pouco comprometida com a faculdade e parecem não precisar dela para nada. Os alunos na ânsia di diploma superior para fazer concursos públicos em sua boa parte e pouco unidos. Caso não se organizem e cobrem decência é transparência ficarão a mercê das decisões incabíveis que muitos vão ter que engolir e sem condições de nada. Só vejo futuro para a instituição se deixar se mudar todos da administração seja em voto ou como for é colocar pessoas com experiência pedagógica de ensino, com dedicação exclusiva e que olhe os alunos como pessoas que sustentam a instituição e como gente. Ou muda ou tende a fechar ou engolida por outras mais capacitadas e que realmente fazem acontecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome