Aluna cadeirante em escola de Juazeiro esbanja talento e reforça inclusão

por Carlos Britto // 29 de junho de 2025 às 21:34

Foto: divulgação

A aluna cadeirante Ruth Vitória emocionou a comunidade escolar durante uma apresentação na Mostra Artística Cultural Raízes Sertanejas, realizada no Colégio Estadual do Campo Olavo Ferreira Neto, no distrito de Maniçoba, Zona Rural de Juazeiro (BA). Ao lado da professora Francilma, Ruth protagonizou uma performance inspirada na trilha sonora de ‘O Auto da Compadecida’, que encantou o público presente.

O momento foi marcado por sensibilidade, talento e uma forte mensagem de inclusão. A apresentação não apenas comoveu, mas também reafirmou que a deficiência não define as capacidades de uma pessoa — e que, quando há apoio e oportunidade, todo aluno é capaz de se expressar e se destacar.

A escola, que integra o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10), mostrou que a arte e a educação caminham juntas na construção de um ambiente mais justo, acolhedor e igualitário para todos.

Para a professora Edileuza dos Santos, o momento merece ser compartilhado e valorizado. “Sabemos que, muitas vezes, os noticiários acabam dando destaque ao que é negativo, mas acreditamos que vale a pena que as pessoas vejam ações tão bonitas como esta, também é importante abrir espaço para histórias que inspiram, emocionam e mostram o quanto ainda existe beleza e sensibilidade no cotidiano, especialmente no ambiente escolar”, destacou.

Aluna cadeirante em escola de Juazeiro esbanja talento e reforça inclusão

  1. Edileuza Maria dos Santos disse:

    Agradeço ao blog Carlos Brito por abrir espaço para compartilhar algo positivo que acontece nas escolas. É importante que, além das notícias difíceis, também tenhamos visibilidade para aquilo que emociona, inspira e enriquece o nosso cotidiano.

  2. Tracy Nathallia disse:

    A dança é para todos os corpos!
    Lindo de ver esse trabalho sendo realizado aqui na nossa região! Parabéns à professora pela iniciativa e à escola pelo apoio!
    Que mais educadores possam ter essa iniciativa e sensibilidade!

  3. Rute vitória da Silva disse:

    Obrigada eu estou muito feliz por ter bebido esse momento ao lado da professora francilma muito obrigada .

  4. Lindsai Amaral disse:

    Um trabalho primoroso que mostra o quanto a nossa escola contribui para a formação integral dos nossos estudantes. Parabéns à professora Francilma, por este e todos os outros trabalhos espetaculares que ela realiza. Parabéns à estudante Ruth Vitória, por nos dar exemplo do que é ser inspiradora!!

  5. Leiliany da Silva Santos disse:

    A inclusão se faz nas ações e possibilidades dadas a todos e todas respeitando as particularidades de cada um.

  6. Jamilson disse:

    Inclusão e arte, muito importante para o desenvolvimento de todos os estudantes. Reafirma que nao existe barreiras para o avanço intelectual e pessoal. Que mais ações como essas sejam realizadas e divulgadas, muito importante para dissuadir preconceitos. Apresentação belíssima. Parabéns aos envolvidos.

  7. Risonete Assis disse:

    A inclusão é justamente essa adequação que se faz em qualquer atividade escolar e/ou extraescolar, a fim de integrar cada estudante nas atividades, explorando as habilidades que já detêm e proporcionando o desenvolvimento de outras. Parabéns a todos os envolvidos pela sensibilidade, empatia e respeito ao diverso.

  8. Murilo Castro disse:

    Parabéns à professora e à aluna pela belíssima apresentação! Foi inspirador ver tanto talento, dedicação e inclusão no palco. Vocês mostraram que a verdadeira educação vai além das barreiras, valorizando o potencial de cada um. Um exemplo de superação e cumplicidade que merece todo nosso aplausos.

  9. Taislan disse:

    Parabéns a todos os envolvidos, que projeto belíssimo e muito importante. 👏👏👏👏

  10. Gleisiane de Almeida Gomes disse:

    Rute nasceu para brilhar!
    Parabéns professora Francilma pela belíssima apresentação😍
    O colégio Estadual Olavo Ferreira Neto tem muito orgulho de vocês!

  11. Eliete Carvalho disse:

    É isso aí meninas, arrrrasen

  12. Marcilene Maria Da Silva Neves disse:

    Lindo talento incrível , a inclusão merece está em todo lugar.

  13. Edjane Gomes disse:

    Parabéns a capaciade e sensibilidade da docente em desenvolver, juntamente com a estudante, um trabalho significativo para mostrar a cada um e a todos que a limitação pode estar somente na falta de visão de alguns. Avancem, adiante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários