Alepe rende homenagem aos 50 anos da Codevasf

por Carlos Britto // 15 de março de 2024 às 07:40

Foto: Ascom Codevasf/divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou ontem (14) uma reunião solene de homenagem à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) pelos 50 anos de serviços prestados. A empresa mantém duas superintendências no Estado (em Petrolina e Recife), que atuam nos 185 municípios do Estado. Entre os destaques locais da Companhia estão os projetos públicos de irrigação, que alcançam valor bruto de produção anual de R$ 2,8 bilhões e mantêm mais de 70 mil empregos diretos e indiretos.

A Codevasf, no decorrer dessas cinco décadas, tem sido uma força motriz, sobretudo para o Nordeste, impulsionando setores vitais, como agricultura, pesca e infraestrutura hídrica. Essas ações são responsáveis por conectar pessoas, fortalecer comunidades e oferecer oportunidades a milhões de nordestinos”, afirmou no evento o deputado estadual Rodrigo Farias, autor do requerimento da sessão de homenagem. “A Codevasf tem sido uma aliada na construção de um Nordeste mais justo e próspero”, frisou.

Criada pela Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal que tem como missão promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades. A área de atuação da Companhia atualmente abrange 2.688 municípios, localizados em 16 unidades da federação.

A Codevasf tem agido como um indutor de desenvolvimento. Esse é o grande legado que a Companhia tem. Precisamos dar oportunidade para que as pessoas possam ter a liberdade de fazer seus investimentos, de ter a sua renda, de cuidar de suas famílias. As ações que realizamos são voltadas para isso”, ressaltou Marcelo Moreira, diretor-presidente da Companhia. “Essas ações fizeram com que a Codevasf recebesse o reconhecimento da população, dos prefeitos, dos governadores, dos deputados, dos senadores, e que ela se expandisse”, afirmou.

Participaram do evento o diretor da Área de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado, e os superintendentes regionais da Companhia Edilázio Wanderley (Petrolina), Gustavo Melo (Recife), Thomas Jefferson França (Aracaju) e Irlen Guimarães (João Pessoa) — além de autoridades locais, parlamentares e profissionais da Empresa.

Atuação

A Codevasf executa políticas públicas nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável. Suas ações incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ciclo da extorsão isso sim, bebidas superfaturadas, espaços superfaturados, atrações superfaturadas, até o estacionamento custa os olhos da cara, numa…