Alepe lançará aplicativo para facilitar acesso dos pernambucanos aos trabalhos desenvolvidos pelos deputados

0
Foto: divulgação

Entre as atribuições de um deputado está a de fazer projetos de lei e aprová-los em favor dos cidadãos. Mas essas ações nem sempre chegam ao conhecimento da população. Para facilitar o acesso e o entendimento das normas que foram aprovadas pela Casa, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançará nesta quinta-feira (25) o aplicativo ‘Está na Lei’. A ferramenta reunirá várias leis que tratam dos direitos e deveres fundamentais da legislação pernambucana. No aplicativo, nada de “juridiquês”. A ideia é apresentar um texto de fácil compreensão para que o internauta saiba de seus direitos e deveres sobre os mais variados assuntos.

O lançamento acontecer durante a sessão ordinária, prevista para a manhã de hoje, pelo sistema de deliberação remota e pelos canais de comunicação da Alepe. Temas de relevância para o cotidiano das pessoas pautarão a lista de leis do App como Cidadania, Criança e Adolescentes, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, Direito do Consumidor, Pessoa com Deficiência, Estatuto do Idoso, Mulher e, claro, as ações de combate e prevenção à Covid-19.

Ao clicar em um dos tópicos, o cidadão terá à sua disposição um rol de leis que já foram publicadas na Alepe. Se uma pessoa, por exemplo, enfrenta bullying nas escolas saberá que tem ações de prevenção e lei aprovada na Assembleia sobre o assunto. Ao acessar o aplicativo, pessoas obesas, por exemplo, saberão que existe no estado a exigência de poltronas especiais para obesos no transporte público.

O banco de dados será alimentado permanentemente para que o cidadão esteja sempre atualizado das leis aprovadas pelos deputados de Pernambuco e acessá-las na palma da mão pelo celular.

O clique num determinado tema abrirá o texto básico da lei sobre o assunto de seu interesse, escrito numa linguagem amigável produzida pela comunicação da Alepe. Mas o cidadão pode avançar na pesquisa e acessar pelo App a lei completa daquele tema através do Alepe Legis (portal da Legislação da Assembleia). “Temos a preocupação de garantir que as pessoas compreendam os seus direitos e deveres também. Que elas possam conhecer a legislação pernambucana”, justificou o presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP).

Na avaliação de Eriberto, as conquistas da população nascem na Assembleia Legislativa e é preciso que os cidadãos saibam como exigir o cumprimento dessas leis. “Nosso dever é garantir que as conquistas sejam verdadeiramente respeitadas. Acredito que essa solução tecnológica cumpre esse propósito, o de facilitar o acesso às leis e modernizar cada vez mais a nossa comunicação. É a verdadeira promoção da cidadania”, enfatizou.

Facilidade

Responsável pela produção de conteúdo do aplicativo, a procuradora da Alepe, Juliene Viana, informou que a Assembleia selecionou temas sensíveis à população que pautaram leis que facilitam o dia a dia do cidadão. “A ideia é levar conhecimento à sociedade numa linguagem amigável e fácil. É fazer com que as pessoas conheçam não apenas seus direitos, mas obrigações também”, informou a procuradora.

De acordo com o superintende de Tecnologia da Informação da Alepe, Bráulio Lira, a iniciativa “oferecerá ao cidadão uma maneira fácil de entender seus direitos básicos”.

Serviço

Para instalar o App ‘Está na Lei’, basta acessar o Google Play (sistema Android) ou o IOS, ou ainda pelo portal geral da Alepe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

oito + 20 =