Alepe: Ana das Carrancas deve receber título de ‘Patrona da Arte Ceramista de Barro’

0
Foto: arquivo Blog do Carlos Britto

Natural de Ouricuri, no Sertão pernambucano, a artesã Ana das Carrancas – conhecida como a ‘Dama do Barro’ – deve receber da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o título de Patrona da Arte Ceramista de Barro no Estado. A proposta apresentada pelo deputado estadual Antônio Coelho (DEM) recebeu, nesta segunda-feira (31/08), parecer favorável da Comissão de Constituição, Legislativa e Justiça (CCLJ) da Casa.

O parecer foi apresentado pela deputada Teresa Leitão (PT). Durante o momento do voto, a parlamentar reiterou a importância do reconhecimento de uma figura importante e influente na arte popular de Pernambuco. “Ana das Carrancas tem uma história belíssima de resistência, além de seu posicionamento crucial na luta pela preservação da cultura e na luta do povo negro. Ana conseguiu retratar esses elementos em sua arte, que representa Petrolina e região de maneira marcante através da precisão, destreza, e inventividade da sua arte na cerâmica e no barro”, disse. 

Teresa também destacou a relevância da homenagem como maneira de destacar o papel de Ana das Carrancas como uma gura de empoderamento da mulher negra. “O título de Patrona da Arte Ceramista é muito justa, que dignifica a arte popular e a história das mulheres na sua resistência”, pontua. 

Ana das Carrancas

A pernambucana Ana Leopoldina Santos (nome de batismo), considerada uma das artesãs e ceramistas mais populares e importantes do Interior do Nordeste, faleceu em Petrolina no ano de 2008, aos 85 anos, em decorrência de uma parada cardiovascular. 

A Dama do Barro nasceu em 1923 no então distrito de Santa Filomena, em Ouricuri. Ainda jovem mudou-se para o Piauí. De lá, devido à seca, voltou para Pernambuco e viveu em Petrolina, onde a família foi constituída. Ao definir sua arte, em uma entrevista, ela disse que “o barro é como gente. Tem o ruim e o bom. Conhecendo o barro. se conhece o mundo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome