Agrishow, agora Semi-Árido Show, acontecerá em outubro

por Carlos Britto // 02 de julho de 2009 às 21:36

natoniel-embrapa-002A Agrishow mudou de nome. Agora passa a se chamar Semi-árido Show, e vai acontecer de 05 a 08 de outubro sob a coordenação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Mas o foco continua o mesmo: a agricultura familiar.  A informação é do pesquisador e chefe-geral da Embrapa Semi-árido, Natoniel Franklin de Melo. Ele visitou o Blog no final da tarde de hoje (02) para nos contar, em primeira mão, todos os detalhes do evento.

Segundo Natoniel, a mudança aconteceu porque a nova diretoria da Associação Brasileira de Máquinas (Abimaq), entidade que realizava o evento em várias cidades do país, decidiu concentrar-se apenas na Agrishow de Ribeirão Preto (SP) – a mais famosa delas. Tanto que no ano passado Petrolina ficou sem a Agrishow.

Mas diante do sucesso do evento, a Embrapa Semi-Árido resolveu retomar as edições de 2006 e 2007, agora com outro nome. O local da realização do Semi-Árido também não mudou. Continua sendo numa área de 50 hectares pertencente à unidade de Transferência de Tecnologias da empresa.

Além das outras 17 unidades da Embrapa, o evento terá o apoio de órgãos como IPA (Pernambuco) e EBDA (Bahia), além do Ministério do Desenvolvimento Agrário e instituições bancárias.

Tendo a água como tema central, a feira terá como novidade a vitrine tecnológica, que ficará em definitivo para que os agricultores familiares possam conhecer melhor os adventos tecnológicos mostrados durante o evento.

Nos estandes serão mostrados, por exemplo, novos lançamentos de sisal, pião manso, mamona, gergelim e mandioca – produtos geradores do biodiesel. A feira trará também informações sobre a pequena irrigação, especialmente hortaliças, e formas de armazenar água.

A organização do Semi-Árido Show também vai oferecer cursos para os agricultores que visitarem a feira. A previsão é de que o evento leve um público de 20 mil pessoas, como nas edições anteriores. Mas o pesquisador da Embrapa quer que esta seja uma oportunidade para gerar lucros. “Esperamos que não seja apenas uma feira expositiva, mas que também haja negócios”, avalia.

A Embrapa vai tentar mobilizar as prefeituras da região para que possam transportar os agricultores até o local do evento, que fica cerca de 50 quilômetros de Petrolina. Por sua vez a Embrapa irá subsidiar a alimentação de uma parte deles. “Vamos também participar da Fenagri, em Juazeiro, para divulgar o Semi-Árido Show”, completa Natoniel.  

Agrishow, agora Semi-Árido Show, acontecerá em outubro

  1. pequenos agricultores disse:

    É uma forma dos pequenos produtores da agricultura familiar mostrar as suas pontecialidades que nosso semi-árido tem. A Embrapa está de parabéns em retomar esse importante evento……………………

  2. EXPOSITORES disse:

    A Embrapa tem que agilizar a divulgação urgente deste evento pra as comunidades se organizarem para participar

  3. VIVA disse:

    Ainda bem que Embrapa não deixou essa idéia morrer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabés Dr. Natoniel……………………

  4. impotante disse:

    TEMOS QUE FOCAR A IMPORTÂNCIA DESSE EVENTO PARA A REGIÃO E PARA OS PEQUENOS AGRCULTORES FAMÍLIARES…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *