Agricultura irrigada colabora para consumo de quase 160 milhões de litros de água por segundo em Petrolina e Juazeiro, diz ANA

por Carlos Britto // 02 de abril de 2019 às 08:00

Foto: reprodução/arquivo

O consumo e o uso de água no país devem crescer 24% até 2030, diz um estudo lançado nesta segunda-feira (1º) pela Agência Nacional de Águas (ANA). De acordo com a agência, responsável pela gestão dos recursos hídricos no Brasil, o país usa, em média, a cada segundo, 2 milhões e 83 mil litros de água. Em 2030, esse total deve superar a marca de 2,5 milhões de litros por segundo.

O Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros entre 1931 e 2030. Ele se baseia no chamado consumo consuntivo quando a água retirada é consumida, parcial ou totalmente, no processo a que se destina.

Segundo o estudo da ANA, os principais usos consuntivos da água no Brasil são o abastecimento humano (urbano e rural), o abastecimento animal, a indústria de transformação, a mineração, a termoeletricidade, a irrigação e a evaporação líquida de reservatórios artificiais

Somente a agricultura irrigada é responsável por 52% de toda a água retirada no país. Em seguida, vêm o uso para abastecimento urbano, com 23,8%, a indústria, com 9,1%, e o uso animal, em especial para dessedentação, com 8%.

De acordo com o levantamento, o volume de uso consuntivo conjunto de água na agricultura irrigada, no abastecimento urbano e na indústria de transformação responde por 85% das retiradas de água em corpos hídricos, totalizando 2,083 milhões de litros por segundo.

O uso de águas para a agricultura irrigada prevalece nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na Região Norte, prevalecem atualmente as retiradas de água para termelétricas e abastecimento humano urbano. No Sudeste, predominam o abastecimento urbano e a maior demanda de uso na indústria de transformação.

Petrolina e Juazeiro

A agricultura irrigada também é destaque entre os municípios que mais consomem água no país, sendo responsável por oito das dez maiores vazões de retirada de água, ficando atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro, primeiro e segundo lugares, respectivamente, onde o principal uso é para abastecimento urbano. No Vale do São Francisco, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) – as duas principais cidades do polo econômico da região – consomem cerca 160 milhões de litros por segundo. (Fonte: Agência Brasil)

Agricultura irrigada colabora para consumo de quase 160 milhões de litros de água por segundo em Petrolina e Juazeiro, diz ANA

  1. otavio disse:

    E o que é consumida pelas Hidrelétricas? mas eu gostaria de chamar a atenção para a dessalinização das águas do mar, para o consumo humano e irrigação, usando-se técnicas desenvolvidas por Israel. O Nordestino, conhece uma técnica antiga, sem custo, totalmente gratuita. Essa técnica é chamada de mamãe natureza, i.é., as água do mar evaporam, o sal fica,formam as nuvens e descarregam água em forma de chuva. Voces sabiam que quando chove pouco no Semiárido, o volume chega a 200 bilhões de metros cúbicos? e que sendo o inverno bom pode chegar a 600 bilhões? então, vamos saber aproveitar essas águas. Por exemplo, nas bacias sedimentares tem água em abundância no sub-solo e que ano após ano, essas bacias são recarregadas com água de excelentíssima qualidade. No litoral nordestino tem água em abundância no sub-solo. Já no Cristalino, onde, onde os solos são rasos, tem-se que se fazer barragens subterrâneas, em todos os córregos e riachos,para se armazenar as águas das chuvas, isso funciona.

  2. Iêdo Bezerra Sá disse:

    Essa conta não fecha. Sobradinho atualmente tá com uma defluência de 700 metros cúbicos por segundo, ou seja, 700.000 litros por segundo. Como a irrigação de Petrolina/Juazeiro consome 160.000.000 (160 milhões de metros cúbicos por segundo)? Seria preciso 228 vezes a vazão atual do Rio São Francisco.

  3. Ricardo Vieira disse:

    160 milhões de litros dágua por segundo é impossível
    A vazão do Rio São francisco esta em torno de 2 milhões a 3 milhões de litros por segundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.