Agricultura familiar de PE ganha reforço de maquinário doado pela Codesvasf

por Carlos Britto // 16 de novembro de 2022 às 15:00

Foto: Ascom Codevasf/divulgação

Dezenas de equipamentos para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco foram entregues, neste mês, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O maquinário, composto de tratores, ensiladeiras, arados e roçadeiras, atenderá a produtores rurais de 11 municípios no Interior do Estado. O investimento do governo federal nessa ação totaliza R$ 1,2 milhão.

O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, informou que as entregas continuarão até o final de 2022. Os municípios atendidos foram Tacaratu, Caetés, Quixaba, Ibimirim, Ferreiros, Exu, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Lagoa Grande, Moreilândia e Ouricuri.

São máquinas que aumentam a produtividade do homem no campo. Muitas associações não têm condições de comprar esses equipamentos e precisavam tirar do lucro do homem do campo para bancar o aluguel dessas máquinas. Agora, esse valor ficará com eles, pois possuem uma máquina própria”, explica o superintendente.

Benefícios

O secretário municipal de Agricultura de Ferreiros, José Coelho de Lemos, reforça os benefícios para a produção local. “O trator servirá para gradeamento de terras em plantações de batata-doce, inhame, feijão-de-corda, feijão de arranque, milho e favas. Agregando uma carroça, também pode ser usado para transporte da colheita até a feirinha de agricultura familiar e de uma pipa de água na época de estiagem”, destaca.

As máquinas entregues, em novembro, beneficiarão, de forma direta ou indireta, mais de 14 mil famílias em Pernambuco. Além dos equipamentos, foram entregues, no estado, cinco cisternas de 15 mil litros e 1.250 tubos de PVC de 50 milímetros, bens que atenderão a mais de 6,7 mil famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.