Um grupo de 25 profissionais de Agronomia e 65 agricultores participou na última quinta-feira (17), no projeto de irrigação Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista (PE), sertão do São Francisco, de quatro dias de campo sobre a cultura do fumo na região.
Os estudos, que tiveram a parceria da Universal Leaf Tabacos, foram promovidos pela Codevasf e aconteceram nos lotes de três colonos do perímetro.
O objetivo foi difundir as tecnologias utilizadas no processo produtivo dessa cultura.
Foto: André Jackson/divulgação



As instituições técnicas e de desenvolvimento do vale estão fazendo vista grossa e se omitem quanto a introdução da cultura do fumo em nossa região. Pelo contrário há delas que até insentivam a introdução desta cultura. Sinceramente, acho irresponsável a postura passiva dos órgãos oficiais, tipo EMBRAPA, CODEVASF e MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Eles sabem do risco que se está imprimindo à atividade agrícola irigada com a introdução do fumo, com a importaç~qo de novas pragas e doenças para comprometer ainda mais a economicidade das culturas cultivadas aqui. A única vez quando a Souza Cruz fez um pequeno ensaio com a cultura do fumo aqui, deixou como saldo a introdução da mosca branca que tantos prejuizos nos trouxe.
Pena desenvolver culturas com efeitos tão maus para a saúde. Não dá para entender.
Por favor com esse pessoal que não sabe nada de agricultura, agora o aparecimento da mosca branca é culpa do fumo, os deputados que roubam é culpa do fumo, haha isso sim é não entender de nada, ai comem Morango, tomate, batata com 10 kg de Ingrediente Ativo/ha contra o fumo1,25/ha e ninguem ve, por favor gente fuma que quer, comer todos precisamos, será que não é hora de olhar para o lado??