Agricultores familiares são homologados no Programa de Aquisição de Alimentos em Juazeiro

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2010 às 15:27

agricul familiar A(1)Dando continuidade as discussões referentes à implantação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA em Juazeiro reunião para homologação dos primeiros agricultores familiares que integrarão ao programa.

Na ocasião 26 produtores estiveram presentes, bem como o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, técnicos da SEADRUMA, representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), EBDA, ADAB e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro. Durante o encontro os agricultores puderam tirar suas dúvidas a respeito da implantação do PAA, e como será a atuação dos mesmos no programa. “Acredito que teremos um estimulo maior para trabalhar, iremos melhorar a nossa renda, valorizando os nossos produtos”, observou o agricultor familiar, José Bezerra.

O teto anual restrito para o município limita-se a 60 agricultores inseridos no programa, sendo que o valor comercial máximo para cada produtor é de R$ 4.500 / ano. Os 26 agricultores apresentaram uma proposta dos produtos que irão oferecer ao PAA, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – A, B ou A/C; e cópia do RG e CPF. Vale destacar que caso não seja utilizado o total do valor comercial dos agricultores durante o ano determinado, este não poderá ser compensado no ano seguinte. “Ainda temos 34 vagas disponíveis, os produtores interessados em participar podem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou a EBDA para emitir sua DAP”, informou Josué Nunes Ferreira, coordenador do PAA em Juazeiro.

De acordo com o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, esses produtores são pioneiros no PAA do município. “Os alimentos adquiridos diretamente deles ou de associações e cooperativas são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais. Acredito que estamos dando um grande passo, valorizando o agricultor familiar, e dando oportunidade para seu crescimento”, observou Agnaldo Meira.

Durante a reunião foi realizado o cadastramento de cada agricultor presente, estes por sua vez apresentaram uma lista dos produtos que serão comercializados – manga, goiaba, banana, acerola, maracujá, coco, mamão, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários