Agricultores familiares de Petrolina recebem financiamento para implantação do projeto Sisteminha

0
Foto: Ascom/PMP

Em Petrolina, os agricultores familiares poderão contar com as linhas de financiamentos da Agência Municipal do Empreendedor (AGE) para implantar o projeto Sisteminha nas áreas de produção. Trata-se de unidades demonstrativas de um sistema integrado para produção de alimentos.

A ideia é estimular o cultivo de alimentos orgânicos e fomentar a geração de renda para esses trabalhadores. O ‘Sisteminha’ foi elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e difundido na região pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Numa área de até 0,2 hectares o agricultor pode instalar o projeto pensado especialmente para cultura de alimentos de consumo próprio como também destinar à venda toda a produção excedente. A ideia consiste na utilização, através de um sistema simplificado de abastecimento, da água fertirrigada excedente de um tanque para criação de peixes com capacidade de 50 mil litros.

Com o uso dessa água é possível manter hortas (hortaliças e ervas medicinais), lavouras em área escalonada das mais variadas culturas como acerola, caju, limão, manga, banana, mamão, coco, mandioca, milho, feijão e palma. Além disso, os agricultores são estimulados a destinarem áreas para criação de galinhas para postura de ovos e frangos para abate; porcos, caprinos e ovinos, porquinhos-da-índia, meliponário para produção de mel de abelha sem ferrão e local de compostagem. Todo o sistema é autossustentável e não demanda grandes hectares de terra para trazer ótimos resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome