Agricultores do Sertão de PE se encontram hoje em Serra Talhada para elaboração do Plano de Convivência com o Semiárido

por Carlos Britto // 30 de janeiro de 2013 às 07:40

semiaridoAgricultores do Sertão de Pernambuco estarão reunidos nesta quarta-feira (30), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, para discutir o Plano Regional de Convivência com o Semiárido. O encontro começa daqui a pouco, às 9h, e é uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).

A expectativa é reunir dirigentes sindicais de 126 municípios pernambucanos. O evento terá continuidade amanhã (31) no município de Garanhuns, Agreste do Estado. O plano, que será apresentado aos governos estaduais da região semiárida e ao Governo Federal, também fará parte da pauta dos Gritos da Terra Brasil e Pernambuco.

Para o presidente da Fetape, Doriel Barros, é importante saber dos dirigentes sindicais se as ações de combate aos efeitos da seca têm chegado aos municípios, e também quais as necessidades para uma convivência possível com o semiárido. “Queremos que as sugestões desse plano sejam transformadas em políticas de estado e que os governos possam adotá-las por meio de suas diversas secretarias”, pontua.

Eventos

Ainda para contribuir com esse documento, nos dias 1º e 2 de fevereiro as Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) do Nordeste irão realizar um encontro, objetivando reunir as sugestões de todos os estados.

Já para o dia 14 de fevereiro, no Recife, está prevista uma reunião entre a Fetape, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), Articulação no Semiárido Brasileiro (Asa Brasil), MST, Cáritas NE2 e universidades – dentre outras -, visando a unificar as propostas dessas instituições em um só documento.

Depois de sistematizadas todas essas informações, no dia 20 de março, durante um encontro (também no Recife), Fetape, Contag, Arquidiocese de Olinda e Recife e demais organizações sociais apresentarão o documento aos governos estadual e federal. As Fetags do Nordeste também trabalharão, a partir desse documento, um plano específico em seus estados. (Fonte: Ascom Fetape)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários