Agricultoras de Ouricuri formam ‘Grupo de Mulheres’ para conquistar maior autonomia

0

agricultoras ouricuriNa comunidade de Barragem dos Algodões, zona rural de Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, cerca de 20 agricultoras se juntaram e resolveram formar um ‘Grupo de Mulheres’ da localidade. Com a iniciativa, elas pretendem debater assuntos de interesse coletivo a exemplo de políticas públicas para a classe, além de trazer melhorias para a comunidade e encontrar formas de garantir uma renda de modo que a cada dia conquistem mais autonomia e liberdade.

Com esse objetivo, ontem (28) o grupo recém-formado reuniu-se com representantes da ONG Caatinga e com a   agricultora Juvani Almeida Santos, que faz parte do Grupo de Mulheres do Sítio Santa Maria. O encontro serviu para partilhar experiências e orientar o grupo a dar os primeiros passos.

A Coordenadora do Caatinga e membro do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Irlânia Alencar, destacou a importância de ter um foco e aproveitar para encontrar saídas de forma coletiva. “A gente pode pensar em como juntas podemos ajudar umas às outras e como podemos lutar por nossos direitos. Além disso, é importante que sejam agendados momentos para debater assuntos importantes como acesso à água e combate à violência contra as mulheres“, salientou.

A iniciativa também tem como propósito dar autonomia às mulheres da localidade, transformando-as em pequenas empreendedoras, investindo, principalmente, na agricultura familiar. Na ocasião ficou agendada uma reunião para o próximo mês, na qual o grupo fará um intercâmbio para conhecer de perto a experiência das mulheres do Sítio Santa Maria. (foto: Assessoria/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome