Agora vai: Miguel Coelho envia projeto criando empresa municipal de água e esgoto

por Carlos Britto // 10 de agosto de 2021 às 15:00

O serviço de água e esgoto em Petrolina ganha mais um capítulo para virar de página. O prefeito Miguel Coelho enviou, nesta terça-feira (10), à Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo a criação da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Águas do Sertão (SAAS). Na prática, o objetivo principal da proposta é a municipalização dos serviços de saneamento básico, que atualmente são controlados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A empresa é alvo de muitas críticas da população.

A nova empresa municipal será vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que irá organizar toda logística e corpo técnico para captar e fornecer água à cidade. A SAAS terá autonomia de desenvolver ainda obras para expandir o esgotamento sanitário da cidade, além de criar soluções para a acabar com o despejo clandestino de esgoto no meio ambiente, como ocorre no Rio São Francisco.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a nova empresa municipal terá metas anuais para cumprir. Serão exigidas da SAAS a melhoria na frequência do abastecimento d’água e a expansão da cobertura para áreas do município sem água nas torneiras e nem coleta de esgoto.

Desde 2018, Miguel Coelho busca uma solução para melhorar os serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. “A gente tentou nos últimos dois anos fazer uma licitação para contratar uma nova empresa para fazer os investimentos necessários. Já estamos cansados com o descaso e despreparo da Compesa com Petrolina. Queremos fazer da SAAS uma das melhores empresas de saneamento do Brasil“, resumiu o prefeito, em vídeo publicado nas redes sociais (vejam abaixo).

Agora vai: Miguel Coelho envia projeto criando empresa municipal de água e esgoto

  1. Petrus disse:

    A COMPESA presta um grande serviço em Petrolina. Água com preço módico. Só sabe o valor da compesa quem precisa ser abastecido com carro pipa. Um povo medíocre, que não é 100% por cento em absolutamente nada, quer um serviço impecável. Deveriam querer e exigir um serviço impecável dos políticos, o que não ocorre. A COMPESA, com outro nome, nas mãos da prefeitura será uma moeda de troca na época das eleições. Moeda para comprar voto. Quem viver, verá.

  2. Pé no Saco disse:

    Chegando a politica no próximo ano tem que arrumar emprego pra esse povo e o buraco crescendo.

  3. amancio disse:

    vai pra onde?? só jogo politico, eleicao esta ai, eu mesmo nao caiu nessa, vou junto com raquel lyra

  4. Jonas disse:

    Enfim uma solução pra esse imbróglio entre Prefeitura e Governo do Estado, através da Compesa, qua há anos vem tirando a tranquilidade e paciência dos petrolinenses. A Compesa sempre foi conhecida por ser uma empresa arcaica e ineficiente em tudo o que faz, o que não faltam é buracos na cidade abertos e não tapados por essa companhia. Pelo menos, com essa nova empresa municipal, a comunicação com a prefeitura tende a melhorar, evitando cenas lamentáveis que corriqueiramente presenciamos, quando o governo municipal pavimentava uma via, pra no outro dia a Compesa quebrar o pavimento recém construído. Esperamos que haja sensível melhora no abastecimento de água e coleta de esgoto. É esperar pra ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários