Agentes da Polícia Civil em Jacobina denunciam delegado ao SINDPOC

por Carlos Britto // 11 de março de 2009 às 15:00

É cada vez pior o clima entre o delegado Raniere Barbosa de Oliveira e os agentes da 16ª Coordenadoria de Polícia do Interior sediada em Jacobina.

A relação conflitante do Coordenador da 16ª Coorpin com os agentes da está inviabilizando as ações da Polícia Civil na região.

Os desentendimentos não estão mais restritos à repartição, ultrapassam os muros do Complexo Policial, onde estão instaladas além da 16ª Coorpin, o Serviço de Investigação da Delegacia Circunscricional e a cadeia pública, que abriga presos de vários municípios da região.

No início desta semana, em correspondência enviada ao Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), investigadores e escrivães relatam uma séria de denúncias contra o Coordenador.

TERMOS

Eles afirmam que a Coordenadoria “entrou em colapso total”, desde que o Dr. Raniere Barbosa assumiu a direção. “Ele começou exercendo sua função de forma desrespeitosa para com os funcionários, ameaçando a todos de transferência e punição; declarando que aqui só tinha “ladrão” e que ele veio para conSsrtar”, relatam os policiais.

Eles contam também que os agentes que compõem o Serviço de Investigação da Delegacia Circunscricional são proibidos de se comunicar com os da Coordenadoria. Alegam ainda que “a violência estava em índice baixíssimo e de forma controlada, passando até seis meses sem um único homicídio; crimes contra o patrimônio tinham reduzido drasticamente; no entanto, após a chegada deste cidadão a situação se inverteu quando em 40 dias apenas na cidade 08 homicídios, e em dois meses 26 motos foram roubadas ou furtadas, e o tráfico de drogas explodiu”.

Ainda segunda a nota enviada ao Sindipoc, os problemas de relacionamento não estariam restritos aos agentes. A Delegada Titular, Patrícia Marques, também estaria na mesma situação. Aliás, os agentes relatam que o Coordenador Raniere Barbosa chegou a pedir a prisão preventiva da delegada, o que teria sido negada pela justiça local. Assim, enquanto reina esse clima de tensão na 16ª Coorpin, a violência cresce em Jacobina. Nesse final semana, somente na sede, foram registrados três assaltos, além de vários furtos e tentativa de homicídio.

Fonte: Bahia Já

Agentes da Polícia Civil em Jacobina denunciam delegado ao SINDPOC

  1. GRINGO disse:

    Este delegado trabalhou na cidade de Sobradinho e a população não o suportava mais, além do índice de violência ter aumentado bastante, este delegado costumava fazer comentários maldosos não só com funcionários, más com pessoas que prestavam serviço a delegacia, seja de que esfera fosse.

  2. Lupeu Nunes disse:

    eita meu irmão esse delegado taá vindo pra juazeiro,meu Deus,aalô aautoridades juazeirenses cuidado n deixem isso acontecer,chega de autoritarismo na nossa cidade..aalô roberto carlos, Missael neto, edson duarte, jorge Khoury, joseph , isaac e os vereadores e vereadoras naão permiraam isso,chega de autoritarismo em nossa querida juazeiro.

  3. Carol Pires disse:

    Deixem o homem trabalhar!!!!!!!

    Conheço Raniere a muito tempo e o que ele mais preza em seu trabalho é a ética. Não gosta de malandragem, de trabalhar em locais que tem um modo errado de fazer as coisas e que muitas vezes faz vista grossa para a corrupção.

    Ele não faz mais que o trabalho dele e esta corretissimo. Ele não iria pedir a prisao desta delegada se não houvesse motivos. Da mesma forma que foi informda que foi pedida por ele a prisao dela, também deveria ter sido deixado claro o motivo para toda população que acompanha esta blog. O bom seria saber as duas versões desse caso tambem e recomendo que procure do Delegado aqui exposto para que ele dê sua versão.

    Dou aqui meus parabens a ele, pq é um dos poucos que querem a organização do local de trabalho… trabalha intensivamente para levar segurança para o povo e nao dá moleza aos policiais e cobra desempenho deles(coisa que as vezes nao estavam acostumados) e cobra muito mais ainda dos bandidos.

  4. payol disse:

    sei não sabe…mais a irmã de cleo pires e filha de gloria pires é uma advogada de mão cheia do dr delegado. Eu em fiquem atento quando ele chegar pois a carol vai está lá com um tapete vermelho estendido e uma bandeirinha da Bahia n mão. Vai lá Carol……..

  5. claudio disse:

    É bom saber quais os motivos que levaram o delegado a pedir a prisão de uma colega. Boa coisa ela não fez. Analisemos o caso: será que um delegado vai forjar provas contra uma colega, sabendo que a justiça e o ministério público vão analisar tais provas? é bom também ver o perfil desses agentes, será que algum deles não já esteve preso por corrupção? seria bom ouvir o delegado. Mas de certa forma, vejo que ele está correto.

  6. bahia disse:

    É muito fácil falar que ele esta correto, pois só quem trabalhou com este delegdo que sabe quem ele é. Quanto aos agentes se esteve preso o que estão fazendo na policía.

  7. Luana Santiago disse:

    Ne Jacobina tem até policial que já foi preso !!!! Uma vergonha!!!!! mais esse policial que foi preso me fez me sentir muito bem!!!!! Pois já fui vítima de uma atitude sínica, sórdida por parte desse elemento!!!

    VIVA DR.RANIERI

  8. bill disse:

    Caros internautas, ao lerem estes depoimentos é bom saber de quem estamos comentando. Bom, é com muito orgulho que falo bem deste nobre delegado de Polícia Civil que tem liderado as circunscrições por onde passou com mãos- de-ferro. Já trabalhei com este delegado, e os momentos que estivemos no desempenho da função só aprendi. Tem um comentário ´que diz assim: QUEM COMIGO NÃO AJUNTA, ESPALHA. Continue a trabalhar sem mudar seu rumo. VALEU DR. RANIERE.

  9. Ticiane Oliveira disse:

    Ola, fora esse Ranieri Jacobina nunca teve em maos tao ruins, o indice de roubo e violencia aumentou bastante desde os conflitos exitentes entre a delegada Patricia e ele, a populaça precisa de segurança e nao tem nada a ver com rixas pessoais de ninguem. Ha pouco tempo minha motocicleta foi roubada dentro do patio do detran e a Drta Patricia simplismente ficou de maos atadas pq nao teve autorizaçao d Senhor Ranieri para investigar a fundo o paradeiro da minha moto, mesmo estando claro no inquerito onde encontrava-se a minha motocicleta. Isso é um absuuuuuuuuuuuurdo sera q sou eu q vou ter q fazer o trabalho da policia? e ir atras da minha motocicleta? pq o senhor Ranieri nao libera verbas para a policia civil agir chegaaaaaaaaaaaa jacobina precisa de pessoas serias para gerir e nao de picuinhas, pelo pouco q conheço da delegada é uma pessoa prestativa e muito seria.

  10. Guto disse:

    Quem conhece Raniere sabe que se trata de uma pessoa extremamente honrrosa e dedicada, onde pôe o “dedo” costuma causar revolta daqueles que estão no erro. Saibam que quando um delegado solicita a prisão de qualquer indivíduo, tem que fundamentar, argumentar, e somente depois da análise destes argumentos e possíveis provas é que o Juíz da comarca autorizar tal prisão. Então minha gente, deixa o Homem trabalhar…

  11. Ana disse:

    A verdade é inevitavel!!! Ora, ora meu povo, so quem sabe do problema é quem mora na cidade e conhece a idoneidade, e honestidade da Dra. Patricia. Desde que O então Coordenador Regional chegou a cidade, percebeu-se que os trabalhos da policia civil local ficaram a desejar. É muito facil acusar, eu espero que o sindicato tome providencia e apure os fatos, pq se fosse verdade a juiza não negaria a prisão da colega. Acho que o Dr. Raniere deve ser mais responsavel, e trabalhar para segurança da população .Ao inves de procurar por manchetes para tentar se vangloriar.

  12. ricardo disse:

    O excelentissimo Dr. Delegado Regional Raniere deve estar realmente equivocado, enquanto ocupa-se em acusar injustamente a colega Dra. Patricia Marques, a qual sempre demonstrou carater e honestidade, o indice de criminalidade nos municipios de Miguel Calmon e Caldeirão Grande crescem.

  13. sergio disse:

    a respeito do delegadoRaniere Barbosa, acho que ele deve etá querendo desvia a atençao da populaçao acusando a delegada Patricia Marques, pois ela está desenvolvendo um excelente trabalho em jacobina ha mais de 3 anos e tem o respeito de toda comuniade. E dr Raniere até hoje nao disse pra que veio, nao mostrou nenhum tabalho prestado na cidade de Jacobina, a unica coisa que ele fez foi perseguir a colega delegada e toda equipe da policia civil aqui de Jacobina. Hum!!!!! QUE COISA FEIA DR RANIERE.

  14. VITORIA disse:

    PARABENS DRa PATRICIA, POR SER ESSA PROFISSIONAL TAO IDONEA, ETICA E DEDICADA, SAIBA QUE EXISTE PESSOAS QUE NAO CONSEGUI ACEITAR O BRILHO DOS OUTROS E POR ISSO TENTA APAGAR A LUZ QUE OFUSCA SEUS ROSTOS, MAS SUA LUZ VAI BRILHAR POR MUITO TEMPO, POIS O MAIOR DE TODOS É DEUS E AS PESSOA DE MÁ COM A VIDA SO JOGA PEDRAS EM ARVORE QUE TEM FRUTO, DESTA FORMA, ACREDITO QUE AS PEDRAS QUE ESSE DELEGADO LHE ATIROU RECAIRA CONTRA ELE MESMO, POIS NA VID TUDO QUE SOBE ACABA DESCENDO. É A LEI DE CAUSA E EFEITO.

  15. ronaldo disse:

    É lamentável o que está acontecendo!Esse Delegado que chegou aí não tem nem conhecimento dos fatos e nem jurídico para fazer o que fez na mídia e o que tem feito nos bastidores, segundo comentários populares(denegrindo a imagem dos outros), no mínimo, deve se achar acima da lei. Vamos para frente que a roda da vida GIRA!

  16. Emanuelly Gyovanna disse:

    Sou filha de um agente de policia investigador criminal de jacobina e tenho acompanhado a polêmica situação… acredito que a transferencia do delegado séria a melhor medida a ser tomada, já que a situação se encontar a tal ponto.
    mellhor falando, após a chegada desse policial, a cidade esteve se transformando num cáus em relação ao que era antes…omicídios, furtos na cidade aumentaram, desavenças entre os próprios componentes de polícia… o que é isso?!

  17. Moraes disse:

    UMA JOVEM SENHORA DE 33 ANOS FOI AGREDIDA NO DIA 13 DO MÊS DE MAIO PELO MARIDO INDO A EXAME DE CORPO DE DELITO E ATÉ AGORA A DELEGACIA PARECE NÀO TER INSTAURADO O INQUÉRITO CRIMINAL A FIM DE QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO OFEREÇA DENÚNCIA.

  18. Jerusa disse:

    em Jacobina tudo pode,pois nos mes de abril foram roubados 03 veiculos em um so mes,,procure saber se algum foi encontrado pela policia civl,procure saber se eles investigaram algum ao inves de acusar Dr.Raniere deveriam sim ir trabalhar nas investigações e os donos do veiculos sera que ja receberam seus veiculos ,pois eles so vao trabalhar ,so vão investigar se tiver $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e ai tantos impostos que nos pagamos hein ,jogue duro Dr.Raniere pode esse povo para trabalhar serio e honesto,e por que a delegada patricia nao foi no radio se explicar sobre suas acusacões ,ela deveria ir se defender so isso JACOBINA PEDE SOCORRO,SOCORRO,Frei petronio dveria assumir a delegacia sabia isso sim mudaria muito em JACOBINA CADE AS AUTORIDADES COMPETENTES SE E QUE TEM EM JACOBINA OU TÃO DORMINDO

  19. lucinete disse:

    Que a justiça seja feita e a verdade apareça doa a quem doer

  20. joão roberto silva disse:

    Vejam o que a Delegada fez em Salvador. Invadiu a concessionária Morena e quis prender os funcionários, inclusive um advogado. Uma ação cinematográfica de abuso de autroidade.

  21. O que tenho entendido desse fato é que o secretario de segurança publíca e delegado geral, não tem se pronunciado desses fatos, então o delegado Raniere, quer colocar a casa em ordem e com serteza descobril coisas inregular e está botando quente. CHEGA DE VER UMA POLÍTICA CORRUPTA ENTÃO TEM QUE COLOCAR O SISTEMA POLÍCIAL NO EIXO MESMO, PARA QUE A POPULAÇÃO TEM CONFIANÇA NAS POLÍCIA. Dr. não lhe conheço mas se osenhor esta coibimdo algo errado parabens, mas se o senhor está querendo ser caxias tem que pegar leve. SER CAXIA É NO SISTEMA MILITAR, NÁ POLÍCIA CIVIL E FEDERAL E SÓ ORGANIZAÇÃO E ETÍCA.

  22. antonio carlos disse:

    Se esse delegado tem conhecimento de conduta irregular de algum funcuonårio é seu dever informar à corregedoria para as devidas apurações e não se colocar como palácio da moralidade generalizado. É importante que o sindicato apure a denúncia e se confirmado o intérprete judicialmente para que o intérprete judicialmente para que ele aponte os “ladrões “.

  23. Leveraldo assis santos de albuquerque disse:

    Nao sei o que esta ocorrendo na Policia Civil, trabalhei com os grandes delegados, inclusive o atual Delegado Chefe em Muritiba e todos me respeitaram e foram sempre respeitados, porem alguns que podemos considerar novos no cargo (pois tenho 37 anos no serviço público), se acham os donos da cocada preta, em nazaré o Exmº Dr. Marcos Maia, chegou ao absurdo de determinar que quando eu entrasse na Delegacia fosse acompanhado por um funcionário e não satisfeito mandou o escrivão me entregar o ofício de apresentação sem ao menos dizer o porque?. acho estranho a atitude do titular “Pernambucano”, pos eu fui o primeiro chefe de custódia de Nazaré e ele chegou sem me conhecer e sem saber que sou da região e o povo tem conhecimento de minha personalidade, nascido os “dentes” na polícia civil, inclusive meu pai foi Delegado e ele simplismente invocou com minha cara e buscando me atingir ainda tirou minha irmã que tambem é Investigadora do cargo de chefe de plantão sem ao menos colocar um substituto. infelismente tive de buscar apoio no judiciário, pois, já trabalhei com dezenas de outros Delegados e Delegadas e sempre tive uma postura a contento frente ma todos eles, trtando-os com respeito e urbanidade, porem nos Policiais temos de buscar os direitos e ante a negativa de alguns que se acham donos do poder , Justiça e Sindpoc neles> Antes porem, utilizem-se do dialogo para um concenso, diante de uma atitude polemica as vezes pode vir reaçoes que prejudicam a todos,

  24. edjane sena disse:

    tem que denunciar esse ranieri a corregedoria, a população tem que fazer protesto para esse rapaz ser transfeirdo da delegacia de jacobina, só assim os índices de violencia voltarão ao normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *