Agências do Trabalho de Pernambuco orientam como tirar dúvidas sobre como obter vagas

1
Agência do Trabalho de Petrolina. (Foto: Arquivo Blog)

As Agências de Trabalho de Pernambuco são responsáveis pela oferta de vários serviços aos trabalhadores, como a oferta de vagas de emprego. Alguns trabalhadores não conseguem encontrar as vagas quando se deslocam às unidades físicas mais próximas por alguns motivos.

Quem já é cadastrado na Rede Sine e baixou o aplicativo ‘Sine Fácil’, tem mais facilidade de encontrar a vaga que tanto procura porque ele se informa pela internet, por meio do aplicativo.

Para ser informado sobre as vagas de forma mais rápida e sem filas, contudo, o trabalhador precisa, primeiro, ir se cadastrar na agência mais próxima de sua casa.

Passo a passo

Confiram abaixo o passo a passo para que o trabalhador possa ter a vida facilitada.

1- Qualquer trabalhador que estiver fora do mercado de trabalho pode comparecer à Agência do Trabalho mais perto de sua casa para efetuar o cadastro, caso não tenha, ou para atualizar o seu cadastro. Isso serve para habilitar seu acesso ao Portal Emprega Brasil e ao Aplicativo ‘Sine Fácil’.

2 – O cadastro precisa ser validado na Agência do Trabalho, presencialmente. Só assim, o trabalhador (a) poderá utilizar as ferramentas Web e o aplicativo Sine Fácil, que pode ser baixado na internet.

3- Após fazer o cadastro, o trabalhador (a) terá disponível a opção de ‘Consultar Oportunidades, na qual o sistema cruzará automaticamente as vagas compatíveis com o perfil do trabalhador. Ou seja, o trabalhador diz quais vagas está buscando e, quando elas forem oferecidas, o sistema cruzará com o perfil dele.

4 – Caso o trabalhador tenha interesse em participar de uma seleção específica (aquela que bateu com o perfil dele), ele deve selecionar a opção e receberá uma carta de encaminhamento do atendente (em caso esteja sendo atendido presencialmente na Agência) ou receberá uma carta de encaminhamento no seu e-mail. De posse da carta, deverá comparecer à empresa para participar do processo seletivo na empresa.

5 – A melhor dica para o trabalhador é se manter atualizado, com cursos de qualificação, ser objetivo em seu currículo (cadastro na agência) e escolher as pretensões em que deseja concorrer (o sistema da agência limita em 6 ocupações distintas). Ele jamais deve perder as esperanças e sempre ficar na ativa buscando vagas de emprego, pois o sistema é dinâmico e vagas surgem a todo instante.

1 COMENTÁRIO

  1. No Brasil é o “nivelar por baixo” a educação, a arte e a cultura. Sobretudo durante os 13 anos dos governos populistas e Kitsch do PT.

    Os Ministros petistas –sindicalistas — são, e foram, assim:
    meio-analfa, meio-picareta, meio-charlatão, meio vigarista, meio barango, meio canalha, meio Kitsch, meio mentiroso, meio traíra, meio cafona, né? E dilma, hein?

    Nunca vi partido mais bregaço, mais Kitsch, mais cafonérrimo, mais bregão que o PT. Há muito partido ruim no Brasil, mas de todos o PT é o pior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome