Adutoras mudam cenário do interior de Petrolina

por Carlos Britto // 24 de setembro de 2013 às 21:00

Vaqueiro ÁguaUma das maiores necessidades da população do semiárido nordestino é o acesso à água. Em Petrolina, essa necessidade é ainda maior nas áreas de sequeiro, onde a irrigação não foi capaz de chegar para modificar a realidade local. Na região do Pontal, a construção de adutoras pela Codevasf tem realizado um antigo sonho da população.

É o caso de Paulo dos Santos. Morador da localidade de Caiçara, zona rural do município, ele lembra que ter uma adutora em sua comunidade era um desejo não apenas dele, mas de seus pais, avós e vizinhos de diversas outras localidades do entorno do Pontal.

Este ano, foram finalizados quatro novos sistemas adutores que já levam água encanada a cerca de mil pessoas da área rural de Petrolina. Além de Caiçara e Lagoa dos Cavalos, também são beneficiadas pelas adutoras as comunidades de Cacimba do Baltazar, Ouricuri, Caldeirãozinho, Varzinha, Alto do Angico, Lagoa do Serrote, Barreiros, São Vicente e Budinho.

Vaqueiro e produtor como seu pai, ‘Paulo da Caiçara’ (como é conhecido na comunidade) conta a sua alegria de ter água encanada no Sertão. “É muito bom ver que realmente conseguimos mais esse benefício. Mesmo estando no interior, podemos contar agora com um mínimo de conforto, sem precisar de carro-pipa. Antes não tinha água de jeito nenhum, agora vai ter até encanada”, comemorou.

Investimentos

Para a construção dos sistemas adutores de Cacimba do Baltazar, Lagoa dos Cavalos, São Vicente e Budinho, foram investidos pelo Ministério da Integração Nacional, através da Codevasf, mais de R$ 2,5 milhões. A Companhia está aplicando, ao todo, R$ 17 milhões em adutoras que irão atender a 15 comunidades da região do Pontal, em Petrolina.

Nos próximos dias também será finalizada a adutora de Cristália, uma das principais do interior petrolinense. Somada a rede e a adutora, são cerca de 150 km de tubulação que levará água a 22 comunidades de Petrolina e quatro de Lagoa Grande, alcançando mais de 4 mil pessoas. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)

Adutoras mudam cenário do interior de Petrolina

  1. ?????????????????????? disse:

    O cidadão usa agaú para irrigar mandacaru. dá licença meu

    1. Cidadão disse:

      Sr “?????” do comentário anteiro. Pelo que percebo esta foto do cidadão no cavalo simboliza as característica do Sertão NE, e a água é o trunfo da inovação, melhoria e etc. Parabéns pela sua ignorância e percepção dos seus importantes e inteligentes detalhes.

  2. Maria disse:

    Isso é muito ruim, não é Dr. Oswaldo? O senhor que vive dizendo que a Codevasf não está fazendo nada pela região do Pontal. Pode não estar fazendo pela área rica do pontal, mas, com certeza, a área mais necessitada do sequeiro agradece!

  3. Olho aberto disse:

    Parabenizar toda comunidade, e agradecer ao ministro Fernando Bezerra Coelho, dep Fernandinho e os demais pela essa grande obra.

  4. gledsom soares disse:

    é incrível como eles estão levando agua para tão longe e esquece de quem esta tão perto. exemplo, Sitio do meio mais conhecido como Barra Bonita Município de Lagoa Grande.

  5. Leonardo Marcel disse:

    Acredito que merecem os agradecimentos os senhores Fernando Bezerra Coelho e Filho, contudo agradecimento maior merece seu tio o Ex-Deputado Osvaldo Coelho um defensor muito mais árduo dos projetos de irrigação. Ai próximo de onde foi tirada essa foto o meu avô Marcelino da Caiçara recebia toda a família coelho sem distinção, para almoçar e conversar. Ainda hoje são bem vindos independente de partido ou credo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários