Adolescente passa por transplante de fígado por conta de hepatite misteriosa

por Carlos Britto // 21 de maio de 2022 às 19:00

Foto: Cinthya Leite/JC

Uma adolescente de 14 anos, natural do município de Ibimirim, no Sertão do Moxotó, foi submetida, nesta sexta-feira (20), a um transplante de fígado devido a complicações da hepatite misteriosa que tem acometido crianças e adolescentes em todo o mundo.

oOtransplante foi realizado ao longo de seis horas, por 18 profissionais de saúde, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. De acordo com os médicos cirurgiões Américo Gusmão e Cláudio Lacerda, o procedimento foi finalizado com sucesso, e a paciente está estável.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que, com base em dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Nacional), que, antes desse procedimento feito no Recife, houve mais outros em três Estados do Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O transplante de fígado de Pernambuco, então, foi o quinto realizado em paciente com hepatite aguda de causa desconhecida.

O Ministério da Saúde, em nota, informou que, até o momento, foram notificados, no Brasil, 73 casos da doença no Brasil. Desses, 12 foram descartados e 61 permanecem em investigação. A pasta também menciona que Pernambuco já notificou 6 casos, sendo um deles descartado. A reportagem do JC questionou sobre o número de transplantes realizados em pacientes com essa condição, mas não teve retorno até o momento. (Fonte: JC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.