Adega petrolinense será o Nordeste na 30ª Avaliação Nacional de Vinhos

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2022 às 22:00

Foto: Cortesia

A adega petrolinense Oxe Vinhos receberá, em 5 de novembro, uma degustação dos vinhos mais representativos da safra 2022 no Brasil. A loja e wine bar de vinhos brasileiros, localizada no Centro de Petrolina, representará o Nordeste na 30ª Avaliação Nacional de Vinhos, considerada a maior degustação da bebida de uma safra no mundo.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e acontecerá das 17h às 21h, de forma híbrida. Pelo menos 700 pessoas vão provar presencialmente, no Parque de Evento de Bento Gonçalves (RS), as 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas da Safra 2022. Ao mesmo tempo, 900 outras acompanharão o evento em suas casas, através da transmissão simultânea pelo canal do You Tube da ABE.

Além disso, a ABE fez parcerias com adegas e lojas de vinho espalhadas por todo o país e mais de 130 formadores de opinião brasileiros, inclusive do Vale do São Francisco, foram convidados a participar. Na Oxe Vinhos, serão 10 comunicadores e criadores de conteúdo.

Vamos degustar as 16 amostras juntos, assistindo à transmissão da Avaliação via YouTube e trocando ideias e opiniões em torno de cada vinho. Também faremos uma entrada ao vivo durante o evento, compartilhando nossa vivência nacionalmente”, ressaltou Paula Theotonio, jornalista, sommelier e sócia da Oxe Vinhos. É a primeira vez que uma empresa do Nordeste participa da Avaliação neste formato.

São os profissionais da comunicação que nos ajudam a divulgar o vinho brasileiro, sua evolução e cultura. E não tem forma melhor do que gerar experiência, permitindo que eles possam provar o resultado de um ano de trabalho. Por isso, encontramos nessa proposta o formato ideal para fazer chegar até eles a representatividade da safra 2022, antes mesmo que ela chegue ao mercado consumidor”, destacou o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

A avaliação

O caminho foi árduo até chegar nas 16 amostras de maior destaque. Entre os dias 13 e 16 de setembro, 90 enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) se dividiram em 10 grupos que, em oito turnos, degustaram e avaliaram às cegas as 533 amostras inscritas por 70 vinícolas dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Foram 24 horas de degustação, em quatro dias, e cada detalhe foi coordenado e acompanhado de perto por enólogos diretores da ABE, responsáveis pela separação das amostras e controle de temperatura.

Foco no vinho brasileiro

Primeira e única adega especializada em vinhos brasileiros do Vale do São Francisco, a Oxe Vinhos foi fundada em dezembro de 2021 pela jornalista e sommelière Paula Theotonio e seu marido e sócio, o administrador Fabio Reis Neto.

Localizada dentro da Galeria O Casarão (Rua Marechal Deodoro, 969) na Petrolina Antiga (Centro), a empresa iniciou sua operação focada somente em delivery, com entrega dos rótulos na temperatura de consumo. Mas ao longo de 2022 e com a demanda crescente por um espaço para apreciar a bebida, estabeleceu uma parceria com o Restaurante O Casarão e, a partir de novembro, inaugurará seu próprio wine bar na galeria.

O Brasil faz excelentes vinhos em quase todas as suas regiões e nós estamos mostrando essa produção em um espaço inovador e divertido. Com o bar, vamos ampliar a cultura de se tomar rótulos nacionais e promover eventos que formem novos apreciadores”, explicou Fábio. Para conhecer mais o trabalho da Oxe Vinhos, os interessados podem acessar a página @oxevinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.