Açudes cheios, sertanejos aliviados

por Carlos Britto // 21 de janeiro de 2016 às 09:00

açude cachoeira do roberto

As chuvas intensas na região têm causado um misto de alívio e alegria entre os sertanejos. Um bom exemplo disso é a pequena e pacata comunidade de Cachoeira do Roberto, na zona rural de Afrânio (PE), que sempre passa por muitas dificuldades em períodos de estiagem (principalmente a última).

Mas quando o período chuvoso é satisfatório, como agora, tudo muda. O principal açude da comunidade ‘sangra’ após a quantidade armazenada das águas pluviais ter sido maior do que a suficiente. Mas não é só lá. Por toda a zona rural do Sertão, o cenário finalmente mudou – para a felicidade de todos. (foto: Bruno Brito)

Açudes cheios, sertanejos aliviados

  1. rodolfo josé porto lima disse:

    Fico muito feliz com a chegada das chuvas agora queria deixar uma reflexão:
    Com apenas 02 semanas de chuvas tivemos açudes sangrando e sabendo da irregularidade das chuvas em nossa região será que já não é hora de aumentarmos os esforços em captação e armazenamento dessa água? uma vez que nessas comunidades onde os açudes já sangraram, parte da água que escorrerá daqui por diante seria muito bem vinda se fosse armazenada. Alguns lugares do mundo como no caso de Israel chove menos que no nordeste porém o uso da água é mais racional. Armazenamento de água e uso racional talvez seja uma das primeiras lições aprendidas nas antigas civilizações como Egito e mesmo na América Latina entre os povos pré-Colombianos, Maias, Incas e Astecas, mesmo assim continuamos sofrendo com efeitos de fenômenos naturais, cíclicos e que poderiam ser se não resolvidos porém bem amenizados.

    1. Elisabeth disse:

      Concordo com vc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários