Ações voltadas à saúde da mulher são intensificadas em Juazeiro

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2022 às 15:20

Foto: Reprodução

Em Juazeiro (BA), a campanha ‘Outubro Rosa’, que faz alusão aos cuidados com a saúde da mulher, intensificou as ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A proposta é ampliar o acesso, o autocuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A Policlínica Municipal também está organizando ações para as pacientes.

As UBSs irão realizar palestra de prevenção sobre câncer de mama e colo de útero, com demonstração do autoexame das mamas, roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, roda de conversa sobre a importância do autocuidado, alimentação saudável, e a prática de exercícios físicos, sobre violência contra a mulher e sua repercussão na saúde psicológica, e baixa autoestima. Também vai haver a coleta do exame citopatológico do colo uterino, oficinas de autocuidado, momento relaxante, acupuntura e auriculoterapia.

Na Policlínica Municipal as mulheres já estão sendo orientadas pela equipe quanto à importância do autoexame e a realização da mamografia daquelas que já estão na faixa etária indicada, segundo a enfermeira Ticianne Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.