Ações do “Água para Todos” serão implantadas em Juazeiro a partir de março

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2013 às 19:46

reunião Juazeiro_640x427O município de Juazeiro da Bahia deverá  ser beneficiado brevemente com as ações do “Água para Todos”. A implantação do programa foi discutida na manhã desta terça-feira (15), na sede da 6ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf. A iniciativa, criada a partir do Plano “Brasil Sem Miséria”, visa à universalização do acesso à água, oportunizando na primeira etapa a implantação de cisternas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ítalo Martins, o programa passará a funcionar em Juazeiro na segunda quinzena de março. “Primeiro iremos realizar o levantamento de quantas cisternas o município necessita, em seguida visitaremos todas as comunidades para orientar as famílias e determinar o local adequado para perfuração e implantação das mesmas”, explicou.

Na implantação do programa será enfatizada a contratação da mão de obra local, que será devidamente capacitada e preparada para o cumprimento das metas. O município ficará responsável pelo levantamento das comunidades beneficiárias, disponibilizando também galpões de fácil acesso para o armazenamento dos equipamentos.

Benefícios

Para o secretário de Agricultura de Juazeiro, Josival Barbosa, o programa trará grandes benefícios à região. “Em abril de 2012 foi constituído o Comitê Gestor Municipal, incentivado pela Secretaria de Agricultura. Nós levantamos demandas, que graças à implantação do ‘Água Para Todos’ serão concretizadas agora. Além dessa conquista, o município tem buscado, junto aos governos estadual e federal, viabilizar outras ações para minimizar os efeitos da estiagem na região”, declarou.

O coordenador do programa, Joselito Menezes, finalizou o encontro explicando que as cisternas implantadas serão as de consumo. “Essas cisternas captam a água da chuva em reservatórios de polietileno, com capacidade de 16 mil litros, cuja água será utilizada para consumo humano”, informou.

O Água para Todos pretende atender as famílias da zona rural que estejam inscritas no Cadastro Único do Bolsa Família, com renda per capta de até R$ 140 e que não tenham sido atendidas por outro programa similar. (Fonte/foto: Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários